Olá amigos...
...venho hoje para iniciar um quiz sobre a Copa do Mundo de 1970, aproveitando o fato de no dia 21 de junho ter sido o aniversário de 40 anos.
Então nada melhor do que fazer uma espécie de Quiz, para testar seus conhecimentos sobre a Copa do Mundo de 1970, uma das melhores da história.
--------------------------------------------------------------------------
Perguntas:
1 - Quantos jogadores do Brasil foram eleitos para a seleção do torneio?
2 - Quem foi considerada a "revelação do torneio", e de qual país o jogador era?
3 - Em uma partida no mata-mata, houve o que pode ser considerado o jogo mais emocionante da história das Copas. Que jogo era esse?
4 - Quais eram os 11 titulares do Brasil?
5 - Quem levou o primeiro cartão amarelo da história das Copas?
6 - "Podem preparar o champanhe". O autor dessa frase, antes da final, foi jogador da Itália ou do Brasil?
7 - Quem foi o jogador que recebeu o apelido de "Patada atômica" durante a Copa, na seleção brasileira?
8 - Dos jogadores em campo na final contra a Itália, qual era o mais jovem em campo pelo Brasil?
9 - Quem foi o artilheiro da Copa?
10 - A preparação brasileira foi conturbada, cheia de desconfianças, principalmente porque o técnico anterior foi demitido 2 meses e meio antes da Copa. Ele fazia um bom trabalho, e foi demitido por motivos políticos. Quem foi esse técnico demitido?
11 - O Peru foi uma grande seleção nesta Copa, e chegou nas quartas de finais, até ser eliminado pelo Brasil. O craque da equipe era Cubillas, mas qual era o técnico brasileiro dessa seleção?
12 - Quem foi o único jogador até hoje a conseguir marcar gols em todas as partidas de uma Copa do Mundo?
13 - O Brasil foi responsável por um dos gols mais bonitos da história das Copas, na final contra a Itália. Quem marcou esse tento famoso: Pelé, Gérson, Jairzinho ou Carlos Alberto Torres?
14 - Os treinos brasileiros durante a Copa de 1970 eram abertos ou fechados?
15 - Pelé ficou conhecido nesta Copa por ter protagonizado grandes lances, mas que não tornaram-se gols. Em uma dessas pinturas, ele dribla o goleiro com o corpo, mas bate para fora; quem foi o adversário do Brasil nesta ocasião?
16 - Uma foto tirada durante o jogo Brasil x Inglaterra, em 1970, é uma foto símbolo entre o respeito dos dois times. Nela, um jogador negro e um branco se abraçam carinhosamente. Quais eram os jogadores que se abraçavam?
17 - Um jogador que estava jogando como titular pelo Brasil ganhou uma estrela na bandeira de seu clube por ter sido campeão mundial. Quem foi esse jogador?
18 - O Brasil teve um clássico caso de jogadores que faziam a própria tática. Antes do mundial, alguns jogadores de ataque do Brasil reuniram-se e montaram uma tática que privilegiasse o jogo de ambos. Deu certo. Quais foram esses jogadores?
19 - Quem foi eleito o melhor jogador da Copa?
20 - Depois do fracasso de 1966, quando foi eliminada na primeira fase, a seleção mostrou importante renovação para 1970. Em relação à estreia, quantos jogadores mudaram de 1966 para 1970?
-----------------------------------------------------------------------------------
Respostas (estão em letras brancas, então basta selecionar o texto com o mouse para poder ver as respostas):
1 - 6 jogadores brasileiros foram incluídos na seleção do torneio da FIFA, e foram eles: Carlos Alberto Torres, Clodoaldo, Gérson, Jairzinho, Rivellino e Pelé.
2 - A revelação do torneio foi Clodoaldo, lendário volante do Santos, com apenas 20 anos e eleito para a seleção da Copa.
3 - O jogo foi pelas semifinais, quando Itália e Alemanha se enfrentaram. O placar final foi 4 a 3 para a seleção italiana. Houve um placar de 1 a 1 no tempo normal, e na prorrogação foram cinco gols, e indefinição até a última hora.
4 - Os 11 titulares do Brasil na Copa eram: Félix; Carlos Alberto Torres, Brito, Piazza e Everaldo; Clodoaldo, Gérson e Rivellino; Jairzinho, Tostão e Pelé.
5 - O primeiro cartão amarelo das Copas foi logo no jogo de abertura, entre México e União Soviética. O autor da "façanha" foi o soviético Lovchev, que atingiu forte Valdivia aos 31 minutos do primeiro tempo.
6 - O autor da frase foi um jogador italiano, Sandro Mazzola, que curiosamente já tinha jogado pelo Brasil em uma Copa, em 1958. Na partida, ele não jogou nada.
7 - Foi Rivellino quem recebeu esse apelido durante a Copa de 1970, quando mostrava seus potentes chutes. Os autores do apelido foram os torcedores mexicanos, apaixonados pelo Brasil.
8 - O jogador mais jovem em campo contra a Itália era Clodoaldo, com 20 anos.
9 - O artilheiro dessa Copa foi o lendário alemão Gerd Müller, autor de 10 gols.
10 - O técnico demitido pouco antes da Copa foi João Saldanha. Ele fazia grande trabalho, e deu muito entrosamento à equipe, colocando Tostão e Pelé para jogar juntos, coisa que muitos não faziam. Foi demitido, supostamente, porque provocou o presidente brasileiro à época, Antônio Médici.
11 - O técnico do Peru nesta Copa era Valdir Pereira, mais conhecido como Didi. Elegante, foi bicampeão em Copas pelo Brasil, e fez um grande trabalho, levando uma seleção não muito confiante para as quartas-de-finais da Copa, mostrando um futebol alegre.
12 - O detentor desse recorde é Jairzinho, que marcou 7 gols em 6 jogos, dois contra a Tchecoslováquia, e um em todos os outros jogos.
13 - O gol marcado contra a Itália, na final, foi de Carlos Alberto Torres. Foi um gol que mostrava o quão essa equipe era boa. Tostão voltou para marcar desarmou bem o jogador italiano, aí tocou para Piazza; este passou para Clodoaldo, que tocou para Pelé, que passou para Gérson. O carequinha tocou para Clodoaldo de volta, e ele efetuou uma sequência de dribles curtos, deixando para trás 4 jogadores italianos. Entao, passou para Rivellino, que deu um passe longo para Jairzinho. O botafoguense fez uma finta de corpo, e tocou para Pelé. Ele, sem olhar, tocou para Carlos Alberto Torres, que chegava de trás. A bola foi indo rasteira, até bater fraco em uma saliência do campo, deixando ela meio alta para Carlos Alberto Torres mandar uma bomba no canto direito de Albertosi. Golaço.
14 - Os treinos da maior seleção de todos os tempos para muitos, foram abertos, com acesso do público, que passou a torcer para a seleção brasileira com a precoce eliminação mexicana. Para a tristeza de Dunga.
15 - O adversário foi o Uruguai. Pelé recebeu um grande passe de Tostão, e saiu correndo em vertical, para encontrar-se com o goleiro. Na hora que Mazurkiewicz achou que Pelé ia pegar na bola, ele a deixou passar do outro lado, e o goleiro ficou completamente paralisado. Pelé, desequilibrado, bateu, mas a bola passou a 1 centímetro do gol.
16 - Os jogadores que protagonizaram essa cena linda foram Pelé, negro, e Bobby Moore, branquelo típico. Eles trocaram de camisas, e se abraçaram em seguida.
17 - O jogador que ganhou uma estrela na bandeira de seu clube, o Grêmio, foi Everaldo; gaúcho macho, foi um grande destaque defensivo dessa seleção. A estrela que ganhou é a dourada, e aparece nitidamente na bandeira oficial gremista.
18 - Os líderes da seleção, Tostão, Rivellino, Gérson e Pelé, se reuniram durante uma excursão à Europa, e fizeram uma tática, um 4-3-3, com Gérson mais atrás pelo meio, Tostão pela direita, Jairzinho na frente e Pelé como atacante, mas voltando para buscar o jogo.
19 - O melhor jogador da Copa, segundo a FIFA, foi Pelé.
20 - As mudanças foram realmente muitas, indo do goleiro aos atacantes. Dos 11 jogadores que estrearam na Copa de 1966, 9 jogadores mudaram para a estreia de 1970. Saíram veteranos como Garrincha, Djalma Santos, Bellini e Gilmar, e entraram jovens como Clodoaldo, Tostão, Carlos Alberto Torres, entre outros. Só "sobreviveram" Jairzinho e Pelé.
-------------------------------------------------------------------------------------
Encerrado o quiz, agora alguns vídeos e fotos que ilustram bem as respostas:
Questão 3: Alemanha x Itália, semifinais da Copa de 1970.
Questão 4:
Da esquerda para a direita. Em pé: Carlos Alberto, Félix, Piazza, Brito, Clodoaldo e Everaldo; Agachados: Jairzinho, Gérson, Tostão, Pelé e Rivellino.
Questão 13:
Questão 15:
Questão 16:
Questão 17:
Termino aqui este quiz da Copa do Mundo de 1970. Nunca existirá nada igual, muito menos parecido, a esta seleção. Craques em todos os setores do campo, de Carlos Alberto Torres, passando por Gérson e indo de encontro para o rei Pelé. Há coisas que nunca serão repetidas, como alguém como Garrincha, Pelé, Rivellino, Carlos Alberto, etc. Alguns consideram essa seleção a maior de todos os tempos; têm motivos para afirmar isso. Eu não considero. Não considero nenhuma que não tem Pelé e Garrincha juntos, fazendo minhas as palavras de Fernando Calazans. Mas, inevitavelmente, essa seleção foi simplesmente monstruosa.
Um abraço,
Cristiano Soares.
Nenhum comentário:
Postar um comentário