sexta-feira, 27 de agosto de 2010

UEFA Champions League vai começar!


Sim, amigos, o maior torneio interclubes do mundo está prestes a começar, desta vez pela temporada 2010/2011. Em campo, craques como Cristiano Ronaldo, Messi, Kaká, Ronaldinho Gaúcho, Totti, e Sneijder, isso só pra citar alguns. Para se ter noção da grandeza da competição, alguns especialistas afirmam que ela é melhor e mais emocionante do que a Copa do Mundo.

Escrevi aqui no dia 16 de agosto, quando saíram os indicados a melhor jogador da Liga, meus palpites sobre cada vencedor em todos os setores.

E, pelo visto, acertei 4 dos 5 premiados, só errando quando afirmei que Robben fez um torneio melhor do que Sneijder - o que ainda mantenho. Robben foi sensacional, levou a equipe do Bayern de Munique nas costas, com uma técnica impressionante. Foi a sua melhor temporada desde que virou profissional, e lhe cabia o prêmio de melhor meiocampista. Abaixo, os vencedores:

Melhor goleiro:
Júlio César, da Inter de Milão.

Melhor defensor:
Maicon, da Inter de Milão.

Melhor meiocampista:
Sneijder, da Inter de Milão.

Melhor atacante:
Diego Milito, da Inter de Milão.

Melhor jogador do torneio:
Diego Milito, da Inter de Milão.

Além de premiar os jogadores, foram elegidos, também, as equipes que comporão a fase de grupos da competição, na qual 32 equipes divididas em 8 grupos disputarão as oitavas-de-finais. Darei meus tradicionais palpites sobre os classificados.

Grupo A:
Inter de Milão-ITA.
Werder Bremen-ALE.
Tottenham-ING.
Twente-HOL.

Grupo B:
Lyon-FRA.
Benfica-POR.
Schalke 04-ALE.
Hapoel Tel Aviv-ISR.

Grupo C:
Manchester United-ING.
Valencia-ESP.
Rangers-ESC.
Bursaspor-TUR.

Grupo D:
Barcelona-ESP.
Panathinaikos-GRE.
Copenhagen-DIN.
Rubin Kazan-RUS.

Grupo E:
Bayern de Munique-ALE.
Roma-ITA.
Basel-SUI.
Cluj-ROM.

Grupo F:
Chelsea-ING.
Olympique de Marselha-FRA.
Spartak Moscou-RUS.
Zilina-EVQ.

Grupo G:
Milan-ITA.
Real Madrid-ESP.
Ajax-HOL.
Auxerre-FRA.

Grupo H:
Arsenal-ING.
Shaktar Donetsk-UCR.
Braga-POR.
Partizan-SER.

Palpites:

Grupo A - A meu ver, esse é um dos grupos mais equilibrados da competição. Não quanto à primeira vaga, que será da Inter de Milão sem dúvida nenhuma. E sim referindo-se à disputa pela segunda vaga, que deve ser muito equilibrada. Não pense que o Twente é uma equipe medíocre, somente porque é holandês. Tem bons jogadores como Stoch, Douglas e Tioté. No mais, a batalha entre Tottenham e Werder Bremen, que darão muita importância quando forem se enfrentar. Há uma boa possibilidade de se esquecerem do Twente, que passaria às oitavas. Mas prefiro ficar com Inter de Milão e Tottenham, muito pela inspiração do galês Bale.

Grupo B - Outro selecionado marcado pelo equilíbrio, já que 3 boas equipes disputam somente duas vagas. O Tel Aviv, de Israel, deve ser carta fora do baralho. Penso que o Lyon vai se classificar, pois contratou bons jogadores como Gourcuff, e joga um futebol mais leve, mas ainda assim consistente. Na outra vaga, seria fácil optar pelo Schalke 04, de Raúl, ex-Real Madrid, por isso mesmo e também por ser um time alemão. No entanto, prefiro apostar no Benfica, que sempre me surpreende quando vejo em ação. Ramires saiu, mas é evidente que ele não era o grande destaque do time português. David Luiz ainda está lá, e junto com Saviola, Aimar e Cardozo, deverão alcançar a classificação. Lyon e Benfica.

Grupo C - Manchester United e Rangers devem polarizar as vagas. Não acredito na equipe do Valencia, já que perdeu seus dois melhores jogadores, os dois Davis, e também não tem muita regularidade - algo necessário na Champions League. Bursaspor não deve sequer conquistar um pontinho, já que entre os times turcos, é uma equipe de segundo escalão. O Rangers, escocês, não joga um futebol invejável, mas me parece o mais capacitado para conquistar a vaga. Manchester United e Rangers.

Grupo D - As vagas deverão ficar com o Barcelona, por ser a melhor equipe do mundo, e com o Rubin Kazan, uma equipe russa, mas que mostrou ter muito potencial, contratou Carlos Eduardo, além de ser a maior equipe da Rússia nos últimos anos. Um fato curioso é que na última temporada, as equipes também se encontraram na fase de grupos. E surpresa: o Rubin Kazan saiu invicto! E mais surpreendente ainda, conquistou a vitória diante de um Camp Nou lotado, com um gol que foi provavelmente o mais bonito da competição passada. Barcelona e Rubin Kazan.

Grupo E - Basel e o pequenino Cluj não dão motivos para que possamos acreditar em uma zebra. Até pelos centros dos quais pertencem, a Suíça e a Romênia. Então, penso que é consenso geral que a Roma de Adriano, Vucinic e Totti, juntamente com o Bayern de Munique, de Robben e Ribéry, vão avançar à fase seguinte.

Grupo F - O Olympique de Marselha, que como o Flamengo é muito desorganizado, palco de falcatruas e tudo mais, e que também como o rubro-negro carioca conquistou o título nacional na última temporada, deve pontuar mais que o Spartak Moscou. Uma das vagas já é do Chelsea. Todavia, não podemos nos esquecer das zebras que vieram na última temporada, e até de uma equipe russa, o CSKA Moscou, que chegou às quartas de finais. Chelsea e Olympique de Marselha.

Grupo G - Uma briga muito boa. Se por um lado temos o Real Madrid, de várias estrelas e bem reforçado, a meu ver, do outro temos o Milan, de Pato, Ronaldinho e agora Ibrahimovic. O Ajax não deve ser subestimado, pois tem bons valores individuais como Van der Wiel, Stekelenburg e Suárez. Mas, levando em conta a dificuldade que o Ajax teve para passar do Dinamo de Kiev, creio que devem passar os dois gigantes, Milan e Real Madrid, exatamente nessa ordem.

Grupo H - Mais uma vez, o Arsenal se deu bem, pegando um grupo relativamente fraco. O Partizan é boa equipe, e pode roubar alguns pontinhos dos outros adversários. A briga fica entre Shaktar Donetsk e Braga, equipes que apostam no poderio brasileiro. Acredito que, como grande acompanhador do futebol português, o Braga está mais apto para conquistar o acesso, pois apresenta um futebol consistente, mesmo que seja longe do futebol-arte. Só tem que ter calma com o goleiro Felipe, que falhou contra o Sevilla, e normalmente em decisões ou joga muito, ou falha bisonhamente. Braga e Arsenal.

Lógico que eu não acertarei todos os palpites, até porque meus pitacos não têm zebras relativamente grandes. Mas, ao menos, posso dizer: tentei!

Um abraço,

Cristiano Costa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário