domingo, 28 de março de 2010

O volante perfeito


Certa vez, eu vi uma declaração em um blog dizendo que a posição mais importante do futebol é o lateral, porque tem bom condicionamento físico e defende e ataca. Depois, vi alguém falando que era o atacante, por mótivos óbvios - ele põe a bola dentro da rede, ora. Para mim, no entanto, a posição mais importante no futebol é o volante.

Este que vos escreve prefere um volante com um bom chute, e que chega bem ao ataque, mesmo que sem tanta frequência, como Hernanes, do que um essencial marcador, como Ralf, que já é idolatrado e está sendo tratado como um novo Cristian no Corinthians.

Volantes, para mim, têm de ser armas-surpresas, vindo de trás e metendo uma bola em profundidade ou um chute a gol, uma típica "bomba". Afinal, nenhum treinador põe marcação individual num volante. Eles têm de ter liberdade para avançar, sempre concientes de seu dever de marcação.

Nas categorias de base, é preciso melhorar o chute dos volantes com um treino específico. São poucos os volantes com tal virtude. Também é bom fazer um treino para melhorar o passe, para que o volante venha a se tornar um dos melhores do mundo.

Cristian, que jogou no Corinthians, era um exemplo perfeito de volante perfeito segundo meus critérios; era eficiente na marcação, tinha um ótimo passe, sobretudo nos lançamentos, e possuía um chute potente. Quando saiu do Corinthians, arrisco-me a dizer que era o melhor 1º volante do mundo. Não chegava muito a frente, é verdade, mas não me recordo de alguma subida ao ataque improdutiva por parte de Cristian, além de ser decisivo em partidas importantes, como clássicos. E ele também não tinha vaidade.



Cristian, infelizmente, é uma exceção. No Brasil, as categorias de base, quando se tratando de volante, se preocupam em melhorar a marcação. Passam anos melhorando isso. E, quando uma exceção aparece, infelizmente vai para a Europa, ficando encostada em times grandes europeus, e caindo no ostracismo. Sandro, do Internacional, não é um excepcional jogador, como alguns dizem. É sim um jogador voluntarioso, com certa qualidade no passe, e só.

A nova safra de volantes que vem aparecendo não é nada animadora. O único que na minha opinião pode ter certo futuro é Denílson, do Arsenal. De resto, vamos ficar dependendo de Gilbertos-Silvas por pelo menos mais 10 anos.

Infelizmente.

-----------------------------

0 comentários:

Postar um comentário