sexta-feira, 24 de setembro de 2010

A convocação de Mano


Neymar não foi convocado. Essa foi a manchete de todos os sites de esporte brasileiros que se preze na tarde de quinta-feira. Particularmente, penso que o garoto prodígio deveria ser convocado, para Mano Menezes dar uma bronca, séria. Afinal, seleção é literalmente seleção, onde os melhores jogadores são minuciosamente escolhidos para integrar um conjunto de jogadores para representar sua pátria em competições ou amistosos, tudo com imparcialidade e inteligência. Ok, não é bem assim. Porque a lista de Mano dessa quinta-feira foi muito mais do que a polêmica exclusão de Neymar. Há vários nuances, como: a convocação de Neto, goleiro inexperiente; Réver, num mal momento pelo Atlético-MG; Giuliano, do Internacional, além de muitos outros jogadores duvidosos.

Como de praxe, o Fichas de Futebol deixa aqui a lista completa dos relacionados para os amistosos da CBF em Outubro, juntamente com os tradicionais pitacos sobre cada convocado.

Goleiros:
Victor, do Grêmio - Não está em seu melhor momento com a camisa tricolor. Apresentou algumas falhas nos últimos jogos, mas sua competência é provada.
Jefferson, do Botafogo - Sou fã dele, sempre deixei isso claro. É ídolo da torcida, sem contar que apresenta reflexos invejáveis, juntando com uma saída de gol eficiente. Goleiro seguro.
Neto, do Atlético-PR - Não gosto dele, não por ser de uma equipe mediana, mas sim por não crer que ele é digno de vestir a camisa da maior seleção do mundo. Tem nomes melhores, como Rogério Ceni ou o próprio Fernando Prass.

Laterais:
Daniel Alves, do Barcelona - O melhor lateral do mundo, faz jus à fama e vocação do Brasil, de jogar para a frente, sempre com ofensividade e velocidade. Deve ser o titular.
Mariano, do Fluminense - Será que é uma boa aposta. Creio que há uma grande admiração da imprensa por ele, mas pelo que acompanho do Fluminense, não é uma peça-chave da equipe, sem contar que não cruza bem. Tem velocidade, mas não é o bastante para o Brasil.
André Santos, do Fenerbahçe - Grande jogador, expira confiança em Mano Menezes, com quem trabalhou no Corinthians. Aprimorou muito o seu cruzamento nesse período na Europa - e não perdeu as características positivas, como a agressividade.
Adriano, do Barcelona - Admito, que dele não vi muita coisa. Pouco acompanhei jogos do Sevilla, e no Barcelona ainda não vi consistência. De positivo, o fato de ser ambidestro.

Zagueiros:
David Luiz, do Benfica - O futuro melhor zagueiro do Brasil, é pretendido pelas maiores equipes da Europa, como Chelsea e Real Madrid. Não é o que se pode chamar de um zagueiro clássico, elegante, técnico: dá muito chutão e por vezes apela para a violência. Ainda assim, não deixa ninguém passar por ele.
Thiago Silva, do Milan - Elogiado por Maldini e Baresi, é o titular absoluto do Milan, com imensa tradição em zagueiros - e com justiça. Extremamente técnico.
Alex, do Chelsea - É técnico para um zagueiro. Forte, de ombros largos, muito bom no jogo aéreo, e deve trazer a potência de volta para a seleção, já que suas faltas são precisas, típicas "bombas".
Réver, do Atlético-MG - Penso que há zagueiros melhores que ele. Basta observar os outros zagueiros convocados por Mano, três craques. Contratado para resolver o problema na zaga do Atlético, não melhorou muito, e não é nem a sombra do zagueiro alto do Grêmio.

Volantes:
Lucas, do Liverpool - Apesar de Roy Hodgson, técnico do Liverpool, não ser um grande admirador dele, Lucas deve ser a força de marcação, como o primeiro volante da seleção - o que não o impede de marcar gols.
Ramires, do Chelsea - Desengonçado, passadas largas, é magrinho mas muito forte. Grande qualidade nos passes, e chega bem na frente, com uma velocidade incrível. Aprovado.
Sandro, do Tottenham - Ainda não se firmou na equipe londrina do Tottenham, no entanto sua qualidade é imensa. Acho que deveria jogar, pois atuou poucos minutos como jogador da seleção, apesar de já ser presença constante nas convocações.
Elias, do Corinthians - Peça-chave do líder do Brasileirão, forte, raçudo, e muito útil. Para Ronaldo, o melhor jogador do Corinthians. Craque.

Meias:
Carlos Eduardo, do Rubin Kazan - Para falar a verdade, não o vi atuar por clubes até hoje, com exceção do Grêmio. Portanto, não posso falar baseado nesses critérios. Pela seleção, foi bem, por isso eu lhe aprovo.
Philippe Coutinho, da Inter de Milão - O substituto de Ganso na seleção, tem muita técnica e personalidade. A julgar pelos treinamentos da seleção brasileira na última data FIFA, vai entrar como armador da equipe.
Wesley, do Werder Bremen - Jogador muito parecido com Elias, é extremamente versátil, podendo jogador em todas as posições do meio pra frente. Já é o titular da boa equipe do Werder Bremen. Grande jogador.
Giuliano, do Internacional - Acho errado julgá-lo como o novo Kaká, mas tem personalidade. Pelo que fez pelo Inter, especialmente na Libertadores, merece a convocação.

Atacantes:
Pato, do Milan - Não sei se sou eu quem estou desinformado, mas até onde sei ele está lesionado. Como jogador, não tem discussão.
Robinho, do Milan - Em fase de adaptação na equipe milanista, já é habitual seu nome entre os 23 convocados, já há algum tempo. Representante do futebol-arte.
André, do Dínamo de Kiev - Pelas duas partidas que vi dele no Dínamo de Kiev, ainda tem personalidade e continua com o mesmo poder de decisão dos tempos de Santos.
Nilmar, do Villarreal - Não merece a convocação. Contratado para ser a estrela máxima no Villarreal, não rendeu muito até agora, e vem protagonizando caneladas históricas na cara do gol. Não é o mesmo jogador do Internacional.

Um abraço, galera!

0 comentários:

Postar um comentário