segunda-feira, 6 de setembro de 2010

Roberto Carlos não é louco

Iarley e Jorge Henrique comemoram um dos gols da goleada. Título é possível sob o contexto atual.

Olá amigos!

Em primeiro lugar, queria deixar claro que não pude acompanhar a partida entre Guarani e Fluminense, pois o PFC "deu pau" aqui em casa, e não acompanhei a rodada no domingo. Mas vi Corinthians e Goiás, ao menos.

E foi desse jogo que saiu a declaração mais curiosa a meu ver, de Roberto Carlos - um homem muito inteligente, sempre com declarações sensatas e lúcidas. Ele afirmou que, para ser campeão, é preciso continuar mantendo os 100% de aproveitamento dentro de casa, e conseguir somente mais uma vitória fora de casa. A reação natural ao ouvir isso é de que este homem é um louco, sem controle de suas ideias.

Dias atrás, você pôde acompanhar uma publicação que fiz aqui no Fichas de Futebol, sobre números no Brasileirão (veja aqui). E lá, entre outras coisas, estabeleci que com 69 pontos ninguém lhe tira o título do Campeonato Brasileiro. Pude afirmar isso com base na pontuação dos últimos campeões, além da tendência natural de mais equilíbrio com o passar dos anos.

Voltemos à declaração de Roberto Carlos. O melhor aproveitamento da história dos pontos corridos dentro de casa foi do São Paulo de 2006, que só sucumbiu uma vez sob seus domínios, pontuando ao todo 46 pontos - 81%. Já o pior aproveitamento fora de casa de um campeão foi do Flamengo de 2009, com somente 26 conquistados - ainda assim, venceu 7 confrontos longe do Rio de Janeiro.

Com base nesse contexto, é de certa forma tentador imaginar que o Corinthians não terá nenhuma chance de chegar ao pentacampeonato se alcançar só as duas vitórias que o veterano lateral deseja. Depois de algumas observações, descobri que não é bem assim. O Corinthians pode, facilmente, manter o aproveitamento perfeito como anfitrião. Abaixo, os jogos faltantes no Pacaembu até o fim do campeonato:

- Corinthians x Grêmio.
- Corinthians x Prudente.
- Corinthians x Botafogo.
- Corinthians x Ceará.
- Corinthians x Atlético-GO.
- Corinthians x Palmeiras.
- Corinthians x Avaí.
- Corinthians x Cruzeiro.
- Corinthians x Vasco.

Claro que ninguém sabe como as equipes estarão fisicamente e tecnicamente, mas nessa lista destaco, como jogos difíceis: a peleja contra o Botafogo, um adversário muito indigesto; versus o Palmeiras, por razões óbvias; e contra o Cruzeiro, por ser uma equipe sempre consistente, independente de treinador e tal. As outras não devem ser um empecilho para a obtenção dos 3 pontos.

Roberto Carlos: ele não é louco.

Não chega a ser absurdo imaginarmos que o Corinthians vença todas essas partidas. Com isso, ao longo de 19 rodadas dentro de casa, somaria 57 pontos, aproximando-se da marca simbólica de 69 pontos. Com a vitória já conquistada no Olímpico, a única até o momento longe de São Paulo, a pontuação subiria para 60. Visando mais uma vitória, eis aqui os próximos oponentes fora de casa. É preciso mais 9 pontos. Abaixo, as circunstâncias e os adversários:

Atlético-PR x Corinthians - Digamos que esta seria a vitória.
Fluminense x Corinthians - Suponhamos que o Corinthians perca.
Santos x Corinthians - Nova derrota.
Internacional x Corinthians - Derrota.
Atlético-MG x Corinthians - Perfeitamente alcançável de um empate.
Guarani x Corinthians - Empate.
Flamengo x Corinthians - O Flamengo tem tudo para melhorar; portanto, o Corinthians perde.
São Paulo x Corinthians - Os jogadores entrarão empolgados pelo tabu e empatarão.
Vitória x Corinthians - Empate.
Goiás x Corinthians - O Corinthians tem dificuldades no Serra Dourada; mas empata.
Vasco x Corinthians - Empate.

Assim, com 9 pontos, chegaria aos 69 pontos necessários. E, com 28% de aproveitamento fora de casa, seria o pior visitante dos pontos corridos. Contudo, tornaria-se o melhor mandante. Completamente possível. Basta continuar com a consistência que a equipe vem apresentando nos últimos jogos.

Agora, Roberto Carlos não mais parece um louco.

Um abraço,

Cristiano Soares.

1 comentários:

Margarida - Paperblog disse...

Olá Cris,

O meu nome é Margarida e sou a Responsável de Comunicação do projeto Paperblog.
Gostaria de perdir desculpa por deixar um comentário no blog, mas não encontrei outra forma de entrar em contacto. Venho convidá-lo para conhecer o projecto Paperblog: http://pt-br.paperblog.com/ cuja missão é valorizar e dar a conhecer o trabalho dos bloggers.

Gostariamos que o seu blog fizesse parte deste projecto, uma vez que os seus artigos são muito interessantes e, tenho a certeza, que agradariam aos nossos leitores.


Com os melhores cumprimentos,

Margarida
Responsável de Comunicação
margarida [at] paperblog.com
http://pt-br.paperblog.com/

17 de novembro de 2010 às 08:11

Postar um comentário