quarta-feira, 25 de agosto de 2010

Super Post - Números do Brasileirão


Olá amigos!

Como já devem saber, gosto muito de números. Durante a Copa do Mundo, não foram poucas as vezes que eu fazia uma espécie de atualização, explicando qual o melhor time de assistir, o que fez mais gols, a média de gols das equipes, da Copa, etc.

E, hoje, trago este modelo para o Brasileirão, onde espero poder publicar séries de números, como um típico matemático, onde estimarei qual é a pontuação ideal para se chegar ao título, escapar do rebaixamento, entre outras coisas. Tudo na frieza e eficiência dos números.

Tudo foi feito por mim. PLÁGIO É CRIME!

-------------------------------------------------------------------------

Pontuação para o título

Como vocês devem saber, o Fluminense está caminhando a passos largos para o seu segundo título brasileiro de sua história, montando um elenco galáctico para os padrões brasileiros, repatriando bons jogadores como Deco e Emerson, sem contar o tão elogiado por mim Washington.

E se o momento nas Laranjeiras está bom, no Corinthians também, obrigado. Já há algum tempo não se aprofunda numa crise, cena constante nos últimos anos no Parque São Jorge. Nem mesmo a eliminação na Libertadores - logo no ano do centenário - abalou o ambiente de calmaria. Agora a missão, com a perda da Libertadores, é conquistar o título do Campeonato Brasileiro, e chegar ao restrito clube dos pentacampeões brasileiros. O Corinthians vem avançando bem até agora, com uma campanha excepcional dentro do Pacaembu.

Completam o G-4 até agora, com o encerramento da décima quinta rodada, o Botafogo e o Ceará. O primeiro, parece ter se encontrado com um ataque veloz e defesa segura. E a equipe nordestina vem se destacando pela defesa, que só levou 8 gols até agora - a melhor da competição.

Mas, enfim, qual a pontuação necessária para chegar ao sonhado título brasileiro? Isso que tentarei desvendar, analisando as participações dos últimos campeões brasileiros desde a implantação do sistema de pontos corridos. Vale lembrar que, como o Brasileirão atualmente tem 38 rodadas, as pontuações de equipes quando haviam 42 rodadas ou mais, como o Cruzeiro, foram abreviadas só contabilizadas até a trigésima oitava jornada. Sem mais, vamos à ação.

Campeonato Brasileiro de 2003:

No Campeonato Brasileiro de 2003, a primeira edição desde a implantação do sistema de pontos corridos para definir o vencedor, o ganhador foi o Cruzeiro, de Maldonado, Alex e Aristizábal. E chegou à histórica marca de 100 pontos alcançados, ao fim de 46 rodadas. Para adequar ao sistema atual, a pontuação do Cruzeiro só vai ser contada até a 38ª rodada - como explicado acima.

Vencedor - Cruzeiro.

Pontuação Final (46 rodadas) - 100 pontos.

Pontuação depois de 38 rodadas - 76 pontos.

Média de pontos por rodada - 2,0 pontos por rodada.

Vitórias até a 38ª rodada - 23 vitórias.

Empates até a 38ª rodada - 7 empates.

Derrotas até a 38ª rodada - 8 derrotas.

Aproveitamento em casa até a 38ª rodada - 19 jogos, 13 vitórias, 5 empates e 1 derrota. 57 pontos possíveis, 44 conquistados, aproveitamento de 77% dos pontos.

Aproveitamento fora de casa até a 38ª rodada - 19 jogos, 10 vitórias, 2 empates e 7 derrotas. 57 pontos possíveis, 32 conquistados, aproveitamento de 56% dos pontos.

Aproveitamento total até a 38ª rodada - 38 jogos, 23 vitórias, 7 empates e 8 derrotas. 114 pontos possíveis, 76 conquistados, aproveitamento de 67% dos pontos.

Como vimos, o Cruzeiro de 2003 era um fenômeno, que passou 40 das 46 rodadas na liderança. O aproveitamento em casa era bom, mas nada exorbitante, visto que empatou 5 vezes e perdeu para o Juventude, que brigou para não cair durante aquele ano. O diferencial, ao que parece, foi o ótimo percentual de pontos fora de casa, já que venceu mais de metade dos jogos, incluindo vitórias contra o Corinthians no Pacaembu.

Campeonato Brasileiro de 2004:

No Campeonato Brasileiro de 2004, conhecido por ser um dos mais emocionantes da história, era o Atlético-PR quem dava pinta de que ia ganhar, liderando por 11 rodadas seguidas, perdendo a liderança somente nas duas últimas rodadas, depois de uma sequência de dois resultados negativos. Portanto, se aquele Campeonato Brasileiro tivesse terminado ao longo de 38 rodadas, o vencedor seria o Atlético Paranaense, e não o Santos. Portanto, utilizarei como base o Atlético-PR.

Vencedor - Santos.

Líder até a 38ª rodada - Atlético Paranaense.

Pontuação final (46 rodadas) - 86 pontos.

Pontuação depois de 38 rodadas - 69 pontos.

Média de pontos por rodada - 1,81 ponto por rodada.

Vitórias até a 38ª rodada - 20 vitórias.

Empates até a 38ª rodada - 9 empates.

Derrotas até a 38ª rodada - 9 derrotas.

Aproveitamento em casa até a 38ª rodada - 19 jogos, 13 vitórias, 4 empates e 2 derrotas. 57 pontos possíveis, 43 conquistados, aproveitamento de 75% dos pontos.

Aproveitamento fora de casa até a 38ª rodada - 19 jogos, 7 vitórias, 5 empates e 7 derrotas. 57 pontos possíveis, 26 conquistados, aproveitamento de 46% dos pontos.

Aproveitamento total até a 38ª rodada - 38 jogos, 20 vitórias, 9 empates e 9 derrotas. 114 pontos possíveis, 69 conquistados, aproveitamento de 61% dos pontos.

Pudemos observar que o Campeonato Brasileiro edição 2004 foi mais equilibrado que o de 2003, dado o fato que nenhuma equipe deslanchou na frente, como o Cruzeiro, e Atlético Paranaense e Santos ficaram disputando ponto-a-ponto até o final do campeonato. O diferencial do campeão (até a 38ª rodada) Atlético-PR, pelo visto, foi a consistência que apresentava, e principalmente por um grande momento que viveu a partir da trigésima jornada, no qual emendou uma grande série de vitórias que o levaram ao título.

Campeonato Brasileiro de 2005:

O Campeonato Brasileiro de 2005, conquistado pelo Corinthians, ficou marcado como um dos melhores desde o início da era dos pontos corridos. Muitos só se lembram do escândalo da manipulação de resultados, mas se esquecem de que foi a despedida de Robinho, a temporada em que Rafael Sóbis, Fred e Tévez foram revelados ao mundo, sem contar a boa média de público e de gols. Além disso, Romário foi o artilheiro do campeonato já quarentão, e a disputa foi muito grande, levando em consideração que o campeão, o classificado para a Libertadores e os rebaixados só foram conhecidos na última rodada. Vamos à matemática.

Vencedor - Corinthians.

Líder até a 38ª rodada - Corinthians.

Pontuação final (42 rodadas) - 81 pontos.

Pontuação depois de 38 rodadas - 77 pontos.

Média de pontos por rodada - 2,02 pontos por rodada.

Vitórias até a 38ª rodada - 23 vitórias.

Empates até a 38ª rodada - 8 empates.

Derrotas até a 38ª rodada - 7 derrotas.

Aproveitamento em casa até a 38ª rodada - 19 jogos, 11 vitórias, 5 empates e 3 derrotas. 57 pontos possíveis, 38 conquistados, aproveitamento de 67% dos pontos.

Aproveitamento fora de casa até a 38ª rodada - 19 jogos, 12 vitórias, 3 empates e 4 derrotas. 57 pontos possíveis, 39 conquistados, aproveitamento de 69% dos pontos.

Aproveitamento total até a 38ª rodada - 38 jogos, 23 vitórias, 8 empates e 7 derrotas. 114 pontos possíveis, 77 conquistados, aproveitamento de 68% dos pontos.

E que surpresa! Aposto que ninguém aqui esperava que o Corinthians fosse o dono de uma das melhores campanhas da história dos pontos corridos, com mais de 2 pontos ganhos por partida. E além disso, outra revelação surpreendente, que aprendemos com o auxílio dos números, foi a de que o Corinthians foi, incrivelmente, melhor fora de seus domínios do que como mandante! É algo inédito na história de um campeão. O brasileiro tem que começar a ver a qualidade, e não o suposto favorecimento em relação ao Corinthians, que foi dono de uma campanha brilhante naquele ano e merecia ter conquistado o título.

Campeonato Brasileiro de 2006:

O campeonato brasileiro edição 2006 é bastante conhecido por ter sido o ano de início da seguinte supremacia são-paulina no campeonato, que viria a conquistar três títulos seguidos com relativa facilidade. E também é muito lembrado por ter sido um campeonato, digamos, bem chatinho, dada a pouca disputa lá ocorrida, seja para ir para a zona de rebaixamento, seja para o campeão, seja para a Libertadores. E para facilitar meu trabalho, a partir deste ano só foram 38 rodadas!

Vencedor - São Paulo.

Líder final - São Paulo.

Pontuação final - 78 pontos.

Média de pontos por rodada - 2,05 pontos por rodada.

Vitórias - 22 vitórias.

Empates - 12 empates.

Derrotas - 4 derrotas.

Aproveitamento em casa - 19 jogos, 14 vitórias, 4 empates e 1 derrota. 57 pontos possíveis, 46 conquistados, aproveitamento de 81% dos pontos.

Aproveitamento fora de casa - 19 jogos, 8 vitórias, 8 empates e 3 derrotas. 57 pontos possíveis, 32 conquistados, aproveitamento de 56% dos pontos.

Aproveitamento total - 38 jogos, 22 vitórias, 12 empates e 4 derrotas. 114 pontos possíveis, 78 conquistados, aproveitamento de 68% dos pontos.

Ou seja, o São Paulo, neste ano, fez a maior campanha da história dos pontos corridos, com um aproveitamento excepcional dentro de casa, perdendo somente uma vez. Outro, e creio que o maior diferencial, foi a excelente campanha fora de casa, empatando bastante, mas raramente perdendo. Simplesmente espetacular, e os números já falam por si só.

Campeonato Brasileiro de 2007:

Um campeonato que foi um autêntico pesadelo para os corintianos, tendo em vista que, como se não bastasse ser rebaixado para a segunda divisão, ainda viram um de seus maiores rivais levantar a taça, com outra campanha simplesmente espetacular, com um ponto a menos do que no ano anterior. Foi, também, a temporada de consagração de jogadores como Breno, Hernanes, André Dias e principalmente Rogério Ceni, que se reconsagrou, sendo o artilheiro da equipe no Brasileirão e eleito o melhor jogador da competição, algo raro para um goleiro. Veja como foi aquela brilhante equipe matematicamente.

Vencedor - São Paulo.

Líder final - São Paulo.

Pontuação final - 77 pontos.

Média de pontos por rodada - 2,02 pontos por rodada.

Vitórias - 23 vitórias.

Empates - 8 empates.

Derrotas - 7 derrotas.

Aproveitamento em casa - 19 jogos, 13 vitórias, 3 empates e 3 derrotas. 57 pontos possíveis, 42 conquistados, aproveitamento de 74% dos pontos.

Aproveitamento fora de casa - 19 jogos, 10 vitórias, 5 empates e 4 derrotas. 57 pontos possíveis, 35 conquistados, aproveitamento de 61% dos pontos.

Aproveitamento total - 38 jogos, 23 vitórias, 8 empates e 7 derrotas. 114 pontos possíveis, 77 conquistados, aproveitamento de 68% dos pontos.

E eis mais uma "surpresa": o campeão foi, novamente, um time com um aproveitamento muito positivo fora de casa, ou seja, é sempre importante pontuar longe de seus domínios. O São Paulo, incrivelmente, raramente perdia sob circunstâncias adversas, já que 3 das 4 derrotas foram sofridas quando a equipe já era virtualmente campeã. Muitos dizem que o São Paulo de 2006 foi melhor do que o de 2007, o que não concordo, embora a pontuação diga que sim. Pois se o São Paulo tivesse jogado com seriedade as rodadas finais, poderia ter sido ainda mais estupendo. Ficou simplesmente 15 pontos à frente do segundo colocado. Curiosamente a campanha foi exatamente idêntica ao Corinthians de 2005.

Campeonato Brasileiro de 2008:

No último da ano da supremacia são-paulina, que não foi assim tanta supremacia, já que só venceu em virtude de uma arrancada nas últimas rodadas, o campeonato foi bastante equilibrado. Principalmente na zona de rebaixamento, levando em conta que Náutico e Figueirense travaram uma grande batalha, da qual o Náutico só se salvou pelo saldo de gols! O ponto negativo foi para o Santos, que por pouco não caiu à segunda divisão. Na matemática, é possível ver alguns fatores interessantes no campeonato do Hernanes.

Vencedor - São Paulo.

Líder final - São Paulo.

Pontuação final - 75 pontos.

Média de pontos por rodada - 1,97 ponto por rodada.

Vitórias - 21 vitórias.

Empates - 12 empates.

Derrotas - 5 derrotas.

Aproveitamento em casa - 19 jogos, 14 vitórias, 4 empates e 1 derrota. 57 pontos possíveis, 46 conquistados, aproveitamento de 81% dos pontos.

Aproveitamento fora de casa - 19 jogos, 7 vitórias, 8 empates e 4 derrotas. 57 pontos possíveis, 29 conquistados, aproveitamento de 51% dos pontos.

Aproveitamento total - 38 jogos, 21 vitórias, 12 empates e 5 derrotas. 114 pontos possíveis, 75 conquistados, aproveitamento de 66% dos pontos.

O São Paulo foi monstruoso em casa, igualando a histórica marca de 81% de aproveitamento de 2006, algo que eu nunca vi ninguém falar. O São Paulo, por sinal, complicou-se quando ia jogar fora do Morumbi, com um mau aproveitamento, embora tenha tido poucas derrotas e quase sempre empatado. Um aproveitamento mediano fora de casa - mas que é prontamente recompensado com a fantástica performance como mandante.

Campeonato Brasileiro de 2009:

E chegamos ao Flamengo, que conquistou o hexacampeonato (ou o penta?). Parece que foi ontem! O rubro-negro carioca, com uma equipe não espetacular mas aplicada taticamente, sob o comando de um treinador simples, que não inventava, e com um craque, chegou ao objetivo. E provou que nem sempre é preciso organização estrutural para conquistar um título de grande porte - não sejamos tolos, o Flamengo é berço de muita "falcatrua". E foi sem dúvidas o melhor Campeonato Brasileiro da história dos pontos corridos, com muito equilíbrio, tanto que o campeão pontuou somente 67 vezes - pontuação que lhe daria a terceira colocação nos campeonatos de 2006 e 2008.

Vencedor - Flamengo.

Líder final - Flamengo.

Pontuação final - 67 pontos.

Média de pontos por rodada - 1,76 ponto por rodada.

Vitórias - 19 vitórias.

Empates - 10 empates.

Derrotas - 9 derrotas.

Aproveitamento em casa - 19 jogos, 12 vitórias, 5 empates e 2 derrotas. 57 pontos possíveis, 41 conquistados, aproveitamento de 72% dos pontos.

Aproveitamento fora de casa - 19 jogos, 7 vitórias, 5 empates e 7 derrotas. 57 pontos possíveis, 26 conquistados, aproveitamento de 46% dos pontos.

Aproveitamento total - 38 jogos, 19 vitórias, 10 empates e 9 derrotas. 114 pontos possíveis, 67 conquistados, aproveitamento de 59% dos pontos.

E, pois sim, o Flamengo foi um visitante bem interessante, mas só na primeira parte do campeonato. Esse dado é de certa forma enganoso, porque nos 9 jogos finais fora de casa o Flamengo só perdeu uma vez, vencendo até o São Paulo no Morumbi, e o Corinthians. Ganhar de Palmeiras e Atlético-MG, rivais diretos à época, também ajudou muito para o título. Foi muito bom o aproveitamento dentro de casa do Flamengo, perdendo somente duas vezes. De fato, não foi uma campanha brilhante, mas cirúrgica e eficiente.

Campeonato Brasileiro de 2010 (até a 15ª rodada):


Até a 15ª rodada, o Campeonato Brasileiro vem sendo muito bom, com uma briga intensa entre Corinthians e Fluminense. Até por isso, nesta seção, só vou colocar a campanha dos dois até o presente momento, com a finalidade de comparar.

Fluminense:

Pontos - 33 pontos.

Média de pontos por rodada - 2,2 pontos por rodada.

Vitórias - 10 vitórias.

Empates - 3 empates.

Derrotas - 2 derrotas.

Aproveitamento em casa - 7 jogos, 6 vitórias, 1 empate e nenhuma derrota. 21 pontos possíveis, 19 conquistados, aproveitamento de 90% dos pontos.

Aproveitamento fora de casa - 8 jogos, 4 vitórias, 2 empates e 2 derrotas. 24 pontos possíveis, 14 conquistados, aproveitamento de 58% dos pontos.

Aproveitamento total - 15 jogos, 10 vitórias, 3 empates e 2 derrotas. 45 pontos possíveis, 33 conquistados, aproveitamento de 73% dos pontos.

Corinthians:

Pontos - 31 pontos.

Média de pontos por rodada - 2,06 pontos por rodada.

Vitórias - 9 vitórias.

Empates - 4 empates.

Derrotas - 2 derrotas.

Aproveitamento em casa - 8 jogos, 8 vitórias, nenhum empate e nenhuma derrota. 24 pontos possíveis, 24 conquistados, aproveitamento de 100% dos pontos.

Aproveitamento fora de casa - 7 jogos, 1 vitória, 4 empates e 2 derrotas. 21 pontos possíveis, 7 conquistados, aproveitamento de 33% dos pontos.

Aproveitamento total - 15 jogos, 9 vitórias, 4 empates e 2 derrotas. 45 pontos possíveis, 31 conquistados, aproveitamento de 69% dos pontos.

Conclusão:


Terminada a divulgação dos dados, baseados na tabela do Brasileirão do site da UOL, chegou a hora de ir às conclusões.

- Mostra-se essencial conseguir um aproveitamento acima de 50% dos pontos fora de casa. Com exceção de Flamengo e Atlético-PR, todas as equipes que já conquistaram o título abrangeram tal estigma. O Fluminense vem conseguindo uma marca de quase 60%, o que lhe credencia para a conquista neste ano, se mantiver o ritmo. Se o Corinthians quiser sonhar, é preciso ver os exemplos de Flamengo e Atlético-PR, as exceções: atingir um aproveitamento fenomenal dentro de seus domínios. Mas ainda assim é evidente que precisa melhorar como visitante, pois com 30% de aproveitamento ninguém vence nada - o Grêmio que o diga.

- Alguns matemáticos afirmam que a média de pontos por rodada necessária para erguer a taça é de 2 pontos por partida. Eles estão certos, pois qualquer equipe que somar 76 pontos conquista o prêmio - e com sobras. Corinthians e Fluminense têm, hoje, essa marca. No entanto, é inegável que não manterão essas campanhas, cedo ou mais tarde tropeçarão. Por isso, levando em consideração as duas últimas médias de pontos por rodada dos campeões, acho que uma marca pode ser estabelecida para o título. Tudo indica que o necessário para chegar ao objetivo é de 69 pontos, média de 1,81 por rodada.

- Falando sobre aproveitamento, é preciso ter mais de 60% para sair vencedor. O único privilégio foi do Flamengo, mas sem muita diferença, já que alcançou 59%. Na média dos campeões, com 65% de aproveitamento dos pontos você conquista o Brasileirão. Em casa, a média é de 75% dos pontos. Como visitante, seria interessante alcançar a média de 55%, perfeitamente possível.

- Com 20 ou mais vitórias, provavelmente o campeonato é seu. Todos (menos o Flamengo, a "ovelha negra", com 19) os times vencedores ultrapassaram essa denominação.

- Nenhuma equipe campeã foi derrotada 10 vezes. Ou seja, o time não pode perder uma partida a cada 3,8 rodadas.

- É essencial protagonizar uma série de invencibilidade, ou de vitórias consecutivas, para se chegar ao título. Flamengo, São Paulo, Cruzeiro, Atlético-PR e Corinthians sempre chegaram bem, na maioria das vezes quando a reta de chegada já se fazia avistar. O Fluminense faz isso, e o Corinthians poderia ter uma marca dessas, mas se continuar perdendo fora de casa será impossível.

- Nem sempre ter o artilheiro do Brasileirão é sinônimo de sucesso para um time. Ou melhor, na maioria das vezes. De todas as equipes protagonistas, somente o Flamengo teve um representante, Adriano. Vale mais, observei, dividir bem a cota de gols entre jogadores de todos os setores. Exemplo do São Paulo, tricampeão brasileiro nessa década: das 3 conquistas, em 2 o São Paulo não elegeu nenhum goleador entre os 5 melhores; somente em 2008, quando Borges foi o quarto lugar, que a equipe paulista emplacou um representante. Fluminense e Corinthians vêm fazendo isso com extrema maestria, ainda que eu ache o Fluminense melhor nesse quesito, já que jogadores de seus 3 setores marcam gols. No Corinthians, os atacantes não fazem gols, e vivem sob a ótica de Ronaldo, que não joga há quase 4 meses.

- Sobre os esquemas táticos, há uma pequena variação: o Cruzeiro de 2003 conquistou o campeonato com um 4-4-2. O Atlético-PR atingiu o bicampeonato organizado também num 4-4-2. Em 2005, o Corinthians deu procedimento à fórmula de um losango no meiocampo. As coisas começaram a mudar em 2006, pois Muricy Ramalho é adepto do 3-5-2, esquema a qual conquistou também os títulos de 2007 e 2008 pelo São Paulo. O Flamengo venceu em um 4-4-2 no ano passado. Portanto, parece que não há mais espaço para outra formação que não seja o 4-4-2 ou o 3-5-2 - ao menos no Brasileirão. Ramalho já deu sua cara ao Fluminense, com 3 zagueiros. O Corinthians utiliza 4 homens de defesa.

E termino aqui, amigos, este especial que preparei com muito carinho para você, leitor. Foi bem desgastante, e tal, mas ao menos aprendi mais sobre os números e o Campeonato Brasileiro em geral.

Na próxima vez que aqui vier, trarei um especial sobre o que fazer para fugir da zona de rebaixamento.

E MAIS UMA VEZ, NÃO COPIEM! É CRIME!

Um abraço,

Cristiano Costa.

0 comentários:

Postar um comentário