segunda-feira, 26 de julho de 2010

Análise da lista de Mano


Como você pode ver anteriormente, no dia de ontem, eu sugeri alguns nomes para Mano Menezes convocar a sua lista de convocados para o jogo contra os Estados Unidos, no dia 10 de agosto.

Mais precisamente, foram 36 nomes divididos entre todas as posições do futebol, no qual haviam surpresas como Jefferson e Rafael Tolói, e nomes consagrados como Neymar e Ganso.

Achei que Mano Menezes convocaria apenas jogadores que atuam no futebol brasileiro, o que não aconteceu.

E, dos 36 nomes que eu sugeri para o Mano, nada mais nada menos que 8 foram convocados. Não é um número alto, mas cravei na certa alguns bons nomes, como o goleiro Jefferson, e o atacante Diego Tardelli. E também é preciso dar um desconto que a maioria dos escolhidos atuam no futebol europeu.

Sem mais delongas, eis aqui minha análise individual sobre cada nome da lista de Mano Menezes.

Goleiros
Renan (Avaí), 19 anos - A maior surpresa da lista, eu não o convocaria, mas sei que é um bom goleiro, que tem futuro. Como já disse, eu não convocaria, mas entendo a chamada.
Jefferson (Botafogo), 27 anos - Esse é um excelente goleiro, que é sobrevalorizado por atuar numa equipe como o Botafogo, em que tudo acontece - e tudo mesmo. Eu convocaria.
Victor (Grêmio), 27 anos - Já provou que merece ser convocado, e é bem melhor que Doni. Não está na sua melhor fase, mas continua sendo boa opção para o gol da seleção.

Laterais-direitos

Rafael (Manchester United), 20 anos - Rápido, muito ofensivo, pode vir a ser algo muito bom num futuro pouco distante. Contudo, a meu ver ainda não preenche os requisitos para ser convocado para a lateral-direita, onde temos os 2 melhores do planeta. Tanto que perdeu a posição para Gary Neville no Manchester.
Daniel Alves (Barcelona), 27 anos - Um dos melhores do mundo na posição, tem um chute potente, é exímio cobrador de faltas, e embora não marque muito bem, compensa com o apoio ofensivo.

Zagueiros

David Luiz (Benfica), 23 anos - Tem um poder de arranque impressionante, mas sabe jogar duro. É alto (1,88m), e tem tudo para ser o melhor zagueiro brasileiro nos próximos anos. Se Lúcio e Juan formam grande zaga, David Luiz e Thiago Silva vão ser ainda melhores.
Henrique (Racing Santander), 23 anos - Um enigma. Jogou muito bem no Bayer Leverkusen, mas Guardiola não gostou quando o teve de volta, e emprestou-o ao Racing. Daí, ele não teve bom desempenho, e não está nem perto de ser um dos melhores zagueiros da Europa. Lógico, jogou muito bem no Palmeiras, mas na Europa não tem apresentado boas exibições; um dos vacilos da lista.
Réver (Atlético-MG), 25 anos - Zagueiro espetacular no jogo aéreo, foi um dos melhores zagueiros que já passaram pelo futebol brasileiro nos últimos anos. Mas, assim como Henrique, pouco teve sequência quando foi para a Europa. E pesa contra ele, também, sequer ter estreado no Atlético-MG, e pode estar sem ritmo de jogo. Eu o convocaria mais tarde.
Thiago Silva (Milan), 25 anos - Forte, tem boa saída de jogo, um chute potente, e é sem dúvida um grande zagueiro. Se salvou na má temporada do Milan, superando Nesta e recebendo elogios até de Maldini. Deve chegar em 2014 sendo o melhor zagueiro do mundo.

Laterais-esquerdos
Marcelo (Real Madrid), 22 anos - Esse vai ser um monstro. Muito rápido, aprendeu a defender na Europa. Me agrada.
André Santos (Fenerbahçe), 27 anos - Jogador que agrada ao Mano e a mim. Depois de quase ser demitido após se meter numa orgia, dentro de campo vem sendo impecável para a equipe turca, jogando quase como um meia ofensivo, que marca muitos gols. O último deles em um dos maiores clássicos do mundo, frente ao Galatasaray. Eu o convocaria.

Éderson: surpresa desagradável na lista de Mano.

Meiocampistas
Éderson (Lyon), 24 anos - Uma completa bola fora. Não vejo boas exibições dele quando no Lyon, e sinceramente não sei o que Mano viu nele. Tem velocidade, mas não chuta bem. E não é titular do Lyon.
Carlos Eduardo (Hoffenheim), 23 anos - Bom jogador, é veloz, e vem sendo o melhor jogador do Hoffenheim. Bela convocação.
Hernanes (São Paulo), 25 anos - Ignorado por Dunga, isso o abalou, mas já provou para todo mundo que tem potencial inclusive para ser titular da seleção.
Sandro (Internacional), 21 anos - Uma das maiores revelações brasileiras dos últimos anos, joga fácil, de primeira, é forte, e já está de passagem marcada para o Tottenham.
Paulo Henrique Ganso (Santos), 20 anos - Para mim, o melhor jogador brasileiro em atividade. Já estava na hora de ser convocado, joga de primeira, tem classe. Enfim, mesmo com a pouca idade, já é um craque.
Lucas (Liverpool), 23 anos - O Mano ama esse jogador, que realmente é fantástico. Não é um craque no Liverpool, mas consegue ser regular e jogou muitas partidas como titular na última temporada. Convocação certa.
Jucilei (Corinthians), 22 anos - Já provou ter potencial, mas acho estranho um jogador que não é titular numa equipe que Mano comandava ser convocado. Achei que no lugar dele, viria Elias ou Bruno César.
Ramires (Benfica), 23 anos - Grande jogador, tem tudo para ser titular na gestão de Mano Menezes.

Atacantes
Robinho (Santos), 26 anos - Ora sim, é um craque, mas poucas vezes o é quando atua. Explico: só joga bem se tiver motivação. Convocação correta, mas cabe a Mano Menezes motivá-lo.
Neymar (Santos), 18 anos - Com apenas 18 anos, desponta como um futuro craque. Eu não o colocaria como titular nas primeiras partidas, pois já mostrou ser marrento e por vezes não aceitar ser substituído. Mas a convocação é muito mais do que justa.
Alexandre Pato (Milan), 20 anos - Outro monstro, deve ser o melhor atacante do mundo num futuro nem tão distante.
André (Santos), 19 anos - Grande sacada de Mano Menezes, porque André é simplesmente um craque-mirim.
Diego Tardelli (Atlético-MG), 25 anos - Muito bom jogador, foi artilheiro do último brasileirão, e só não é do atual porque a equipe atleticana vem em má-fase.

E então? O que dizer da convocação? Eu não diria que gostei, mas Mano Menezes mostra que não é cego, ao contrário de seu antecessor. Só acho que ele colocou gente que não deveria em detrimento de outros jogadores, como Ederson, que poderia ser substituído por Bruno César, e Jucilei, que facilmente é pior que Elias ou Wesley. Também é estranho não convocar nenhum jogador do Fluminense, que é o vice-líder do Brasileirão.

Mas só desejo boa sorte ao Mano Menezes, que hoje garantiu, também, que fica ao menos até 2012.

Um abraço,

Cristiano Soares.

2 comentários:

Anônimo disse...

Vou falar o que eu não gostei: Goleiros:Renan do avai aff victor do gremio o mano bebeu demais... Zagueiros: Réver do atletico mg Esse cara é um bosta so muito mais - rafael toloi (goias) Meias: Hernanes não joga nada , Jucilei eco esse mano tinha que levar um du cúryntia se não ele não fica feliz , Sandro regular Atacantes:Diego tardelli tá regular mais o brasil tem atacantes muito melhores...exemplo Hulk(porto) Já ia me esquecendo ederson quem é ederson? No resto mandou bem por ser a sua primeira convocação

26 de julho de 2010 às 19:38
Cris Costa disse...

Olá Anônimo!

Obrigado pela visita, que já vêm sendo escassas ;P

Eu acompanho muito o futebol internacional, não perco nenhum jogo, e embora eu não veja muito o campeonato francês, Ederson é um jogador que eu não gosto, e nem sequer é titular do Lyon.

Sobre David Luiz, esse é um monstro, que é cotado inclusive para ir para o Real Madrid, e foi o melhor zagueiro do campeonato português na temporada passada. E Thiago Silva é aclamado como o melhor zagueiro atuando na Itália, e foi elogiado por Maldini, Nesta, entre outros. Deve chegar em 2014 como o melhor zagueiro do mundo.

Sobre Jefferson, gosto muito dele, acho ele um jogador com reflexos apurados, sai muito bem do gol, e defende bem pênaltis.

Jucilei eu não entendi, já que como corintiano posso dizer que ele é um bom jogador, mas nada excepcional, e nem sequer é titular do Corinthians.

Senti falta de Bruno César, o melhor jogador do Brasileirão até aqui.

Renan eu raramente observei; Sandro eu levo mesmo; Rever é um bom zagueiro, eu não o levaria porque está sem ritmo de jogo, e concordo quanto ao rafael toloi, que é um craque.

um abraço!

Um abraço, e com um aviso: a defesa brasileira, é sim, muito boa, mesmo com os nomes convocados acima.

26 de julho de 2010 às 22:43

Postar um comentário