quinta-feira, 6 de maio de 2010

Análise das equipes - Parte I (e reflexão sobre eliminação do Corinthians)


Olá amigo!

Aqui estou novamente para apresentar um texto simples, objetivo e curto: vou falar sobre o que tenho visto das equipes até agora, nesse ano. Vou falar sobre tática, melhores jogadores, técnico, diretoria...

Lembrando que só falarei das equipes que vi jogar este ano.

Esta será a parte 1.

-------------------------------------------------------------

Corinthians: É um time sem padrão de jogo, assim como alguns companheiros de São Paulo. Peguemos o exemplo dos últimos jogos. Na última rodada do Paulistão, goleou o Rio Branco de forma envolvente, com os jogadores apresentando um futebol excelente. Foram 5 gols, com exibição de gala de Roberto Carlos. Na partida seguinte, contra o Racing, o timão fez um futebol médio, com lampejos de genialidade, mas jogando pelo chão. Contra o Independiente Medellín, apresentou um futebol burocrático, somente apostando nas bolas aéreas.

Já contra o Flamengo, no Maracanã, a chuva impediu ambos os times de jogarem bola. Com isso, o Corinthians continuou apostando nas bolas aéreas.

Na partida de ontem, o Corinthians não sabia o que fazer. Na primeira etapa, a marcação era por pressão, criando bastante chances de gol, mas esbarrando em Bruno. Jogava pelo chão. Na volta do intervalo, o time parou de marcar como vinha marcando, e apostou demasiadamente nas bolas alçadas a área. Resultado? Fim do sonho de todo corintiano.

Como destaques individuais, podemos destacar Roberto Carlos, o melhor lateral do brasil no momento; Elias, que está sendo bastante regular. E Dentinho, que evoluiu muito nesta temporada, e é o melhor do time atualmente.

Ronaldo diminuiu muito seu futebol, assim como Chicão e William. Jorge Henrique, que começou a temporada bem, está pior que o Souza.

Então, vejamos meticulosamente: de quem vem o melhor futebol do Corinthians? Quais jogadores? Exceção feita a Roberto Carlos, os jovens estão bem melhor no time corintiano do que os veteranos. Curiosamente, nenhum foi contratado nessa temporada.

Aliás, contratação não deve ser feita por experiência. Deve ser feita por futebol. Experiência não ganha jogo, e sim futebol. Fica a lição dessa merecida eliminação corintiana na Libertadores.

Vale ressaltar também que o Corinthians só jogou bem quando jogou pelo chão. Será mesmo que a diretoria está certa? Ou são os torcedores que estão errados?


Um abraço, até a próxima!

0 comentários:

Postar um comentário