terça-feira, 4 de maio de 2010

A supervalorização de C. Ronaldo


Inicio este texto com a frase: eu queria Cristiano Ronaldo no meu time.

Digo, sem titubear, que ele cairia muito bem no meu Corinthians, afinal, ficaria na esquerda, lugar que Danilo não vem preenchendo bem. E, como ele é rápido, e sabe driblar, poderia completar, junto com Dentinho, o que Ronaldo Fenômeno agora não tem.

Eu também diria que com certeza ele seria um ótimo reforço se eu fosse diretor de qualquer outra equipe do mundo.

Mas vamos com calma.

É fato que hoje C. Ronaldo é um dos 5 melhores do mundo. Mas não é o melhor. Nem o segundo nem o terceiro. Nem o foi ano passado.

Cristiano Ronaldo é bom jogador, mas individualista, que não deixa seus companheiros baterem faltas. Tampouco os deixa na cara do gol. Mas se sobressai aos demais.

Hoje, o futebol não é o melhor tecnicamente. Não temos mais tantos craques, com talento, disciplina tática, que honra a camisa do clube. O único exemplo desse tipo de jogador atualmente é Xavi.

Mas, me responda, você vê pessoas dizendo que Xavi é fora de série? Vê alguém dizendo que ele vai ser o craque do mundial? Ouve pessoas pedindo para fazerem uma estátua dele?

É isso mesmo. Uma estátua. Então me pergunte: "mas isso não é só para pessoas históricas, literalmente falando?". E eu digo que deveria ser, mas não é. Agora, os jogadores de futebol passaram a ter estátuas nos mais diversos lugares. Desde sede do clube, o que acho normal, até museus.

A nova notícia é que Cristiano Ronaldo vai ser imortalizado em cera, em tamanho real, e ficará exposto ao lado de um craque chamado Pelé, e de um jogador mediano chamado Beckham, no conceituado museu Madame Tussauds.

A justificativa, desta vez, é que os fãs pediam toda a hora sua entrada no "Corredor da Fama de Cera". Isso deve ser verdade.

Afinal, nunca vi um jogador ser tão valorizado pelo público europeu - não pelo brasileiro, lógico. Estava vendo um vídeo no Youtube sobre os gols de Pelé, e criou-se uma discussão para saber quem era melhor: Ronaldo ou Pelé. E os europeus diziam que C. Ronaldo era o superior. Ah, vai tomar banho na soda.

C. Ronaldo não é nem o maior jogador da história de Portugal. Esse posto é de Eusébio, a pantera negra, um dos jogadores mais rápidos da história, além de ter um potente chute. Na verdade, também vale destacar o desempenho pífio de Ronaldo na seleção portuguesa. É válido afirmar que, desde que comecei a acompanhar jogos da seleção portuguesa, nunca vi ele fazer uma excelente partida. Já fez boas, mas não excelentes. Pouco, para quem devia ser o protagonista dessa emergente seleção.

Além disso, alguns ousam botar ele na lista dos melhores da história. Cá entre nós, ele é no máximo o 22° melhor da história. Se esquecem do passado. Esquecem-se do maior driblador da história, Garrincha, do polonês Lato, de Mazzola, de Rivera, Riva...

Ele também é o jogador mais caro da história. Isso até aceito. Afinal, Pelé não está nem entre os 1000 mais caros. E foi definitivamente o melhor da história. A valorização do futebol foi enorme. Entretanto, o dinheiro pago pelo Real Madrid é muito alto, com ele daria para comprar um atacante como Eto'o e um zagueiro como Chiellini, que o Real Madrid mais precisa.

Posso destacar mais defeitos: é marrento, irregular, não tem bom relacionamento com grupo (leia-se o que ele fez com Rooney em 2006), e não é nem de longe humilde. Chegou a dizer a lástima de que valia todo o dinheiro pago pelo Madrid por ele. Isso aumentou a pressão nele, que vem fazendo até uma boa temporada, mas não uma temporada de alguém que vale 200 milhões de reais.

Qualidades? Também são muitas. É bom cobrador de faltas, dribla bem, chuta bem, e cabeceia bem.

Mas nada digno de um Mané Garrincha, como a imprensa tanto quer fazer ele.

Mas, acima de tudo isso, o que mais tenho raiva é a palhaçada da imprensa europeia com ele: Ronaldo sai com Paris Hilton, vai à balada vários dias, se esconde em jogos decisivos, e não é nem um pouco humilde.

Ronaldinho, quando tenta fazer o mesmo, é fortemente criticado, apesar de ser, no mínimo, 3 vezes melhor do que Ronaldo.

Parabéns, imprensa europeia, e povo europeu em geral, pela parcialidade.

Burros.

2 comentários:

Carla disse...

Você tem tido muitas provas de que o Cristiano não é individualista. Chegou a oferecer um prêmio para o colega de equipe Tiago. Abdica muitas vezes do gol para passar a bola e dar o gol a outro colega. Não seja invejoso só porque o rapaz é lindo e bem sucedido. Ele é sim um dos melhores do mundo e vai voltar a ser nomeado como tal um ano desses de novo.

26 de junho de 2010 às 21:00
Duka disse...

Eu concordo com o/a Cris Costa (que postou esse "post")... Tudo bem que rola uma "birra" com o C. Ronaldo,tenho uma certa antipatia com ele, mas eu realmente não vejo nada demais no futebol dele, ele não é mal jogador OKAY, mas também não merece tanto alarde. Até mesmo no Brasileirão você encontra jogador tão bom quanto... (exagerei?... Eu acho que não)

28 de junho de 2010 às 21:49

Postar um comentário