sábado, 29 de maio de 2010

Flamengo 1 x 1 Grêmio



Quando vi a lista de jogos do horário 18h30 de hoje, sábado, logo um jogo me chamou a atenção: Flamengo e Grêmio. Eu achava que seria um jogo de muitos gols, corrido e disputado. A primeira expectativa não aconteceu. Contudo, a segunda e a terceira foram a cara do jogo.

Antes da partida, Petkovic chegou cheio de marra. Dizia que tinha futebol para ficar no Flamengo, que era bom, e tudo mais. E dessa vez ele falou e fez.

Embora os primeiros 5 minutos fossem monótonos, de estudo por parte das 2 equipes, sem movimentos ousados, ele já se destacava com um toque de qualidade no meio campo flamenguista.

E ultrapassada a marca dos 5 minutos, o Grêmio decidiu atacar. O Flamengo logo emplacou um bom contragolpe, após passe de Juan para a má cabeçada de Vágner Love.

Dessa vez não tinha ido. Nem nesse lance: aos 7', após grande passe de Petkovic para Léo Moura, ele cruza na cabeça de Love. Esse cabeceia na trave.

Então Petkovic agradeceu essa bola no pau. Vinícius Pacheco ganhou o rebote, e rolou para ele, que levantou a bola e mandou um chutaço de pé esquerdo, da entrada da área. Golaço. E 1 a 0 Flamengo.

A equipe rubro-negra havia melhorado muito após os 5 minutos iniciais. Petkovic entrou confiante, e vinha fazendo grande partida. Já o Grêmio estava confuso. Não tinha marcação definida, e a ausência de Douglas, a exemplo de todos os times em que já jogou, era sentida. O tricolor ficava sem armação de jogadas. Hugo era o único que levava perigo à meta defendida por Bruno.

E depois de 10 minutos muito bons, o Flamengo puxou o freio. Porém tinha sorte que o Grêmio não criava jogadas consistentes. E esse era o diferencial flamenguista nesse partida, pelo menos até aquele momento. Tinha um armador cerebral, de passes longos fantásticos. Era Petkovic.

O jogo foi indo equilibrado até que o Grêmio quase abre o placar em falta cobrada da intermediária. Hugo rolou para Edílson, que soltou um foguete bem defendido por Bruno.

O imortal tricolor havia melhorado significativamente depois de 25 minutos decorridos. Seus volantes passaram a se posicionar melhor e ganhar todos os rebotes. Com isso, ficavam mais no campo adversário - era o que Silas desejava. Isso também devia-se à queda de produção de Petkovic que, mesmo negando, não está bem fisicamente.

A equipe carioca ainda protagonizou um lance polêmico, que acho que a arbitragem acertou. Eram 44 minutos da segunda etapa: Léo Moura faz desarme no campo de defesa, avança e tabela com Juan. Perto da área, ele cruza rasteiro para Vágner Love que faz o gol. O bandeirinha Marrubson Melo de Freitas (que é muito bom, por sinal) marca impedimento.

Findado o 1° tempo, dava para afirmar que o Flamengo merecia o resultado positivo. Afinal, defender-se bem também é um mérito. E o jogo pode ser dividido em dois períodos. Antes e depois dos 25 minutos. O primeiro período foi de um Flamengo melhor, com Petkovic inspiradíssimo. O Flamengo contra-atacava muito, e foram 2 bolas na trave. A segunda parte foi de um Grêmio com muito bom posicionamento, sobretudo por parte dos volantes. Entretanto, para falar a verdade, perigo o time gaúcho só levava nas cobranças de falta. Contudo, eu achava que se o Grêmio continuasse frequentando o campo adversário, a tática poderia dar resultado.

E o segundo tempo teve uma alteração: Roberson no lugar do horroroso William, que nem pegou na bola.

Petkovic, que tinha caído de produção no fim do primeiro tempo, voltou a todo vapor do intervalo. E nos deliciou com um passe que há muito não víamos. Eram 2 minutos e, de antes do meio de campo, mandou uma bola espetacular, no meio de 2 zagueiros, para Vágner Love, que perdeu grande oportunidade de matar o jogo.

Matar o jogo. Esse dilema, que é resumido em duas palavras é muito mais significativo no futebol do que com um detalhe. Como Maurício Saraiva já disse, uma oportunidade perdida pelo time adversário dá um gás à outra equipe.

Com isso, o Grêmio melhorou, e empatou, com 6 minutos. Fábio Rochemback, que fazia boa partida, cobrou escanteio na cabeça de Rodrigo, que cabeceou com maestria. 1 a 1.

E o Grêmio continuava fazendo boa partida. Roberson havia entrado bem, e um lance chamou a atenção, após passe de calcanhar em plena área flamenguista, para Hugo finalizar e Bruno defender.

O tricolor atacava com muitos jogadores. Todos os meio-campistas menos Adílson, além dos dois laterais, estavam atacando. Eu achava que isso poderia desencadear num bom contra-ataque rubro-negro.

Quando Petkovic saiu, aos 19 minutos do segundo tempo, o técnico Rogério Lourenço é chamado de burro pela pequena torcida no Maracanã. Não sejamos ingênuos, ele estava cansado.

Aos 22, eu pensei que, embora o jogo estivesse bastante corrido, sem muitas faltas, o jogo terminaria 1 a 1. E assim foi indo, embora não faltassem oportunidades.

O Grêmio emplacou uma sequência de dois lances que poderiam ter decretado a virada. Aos 24', Hugo corta para a esquerda e solta um foguete, para grande defesa de Bruno. E 2 minutos depois, o mesmo Hugo vai à linha de fundo e cruza na medida para Jonas, na pequena área, com o gol à frente... isolar. Era Hugo o mais lúcido gremista.

O jogo era bom. O Grêmio vinha ligeiramente superior. Há muitas oportunidades de gol por parte das duas equipes. O Flamengo, pelo alto. O Grêmio, pelo chão. Mas a equipe carioca, quando entrava na área, achava mais conveniente tentar simular um pênalti do que seguir a jogada. Era uma partida de muitas alternativas. É verdade que o Grêmio ficava mais no campo adversário, mas o Flamengo girava bem o jogo de um lado para o outro, embora o lado direito fosse o melhor, com Léo Moura inspirado.

E o Flamengo, depois dos 30', para variar, começou a ficar mais no campo ofensivo.

No entanto, um fundamento do jogo era unanimidade para ambas as equipes: o passe. Até os 40', eram 43 do Glamengo e 37 do Grêmio. Nesse ritmo, acho que até o final do jogo foi um passe errado por minuto. E o jogo, apesar de não ser violento, tinha muita falta de capricho nos passes.

Ainda daria tempo de 1 lance de perigo do Grêmio, com Maylson.

Mas passados os 90 minutos, o Flamengo saía extremamente vaiado pela pequena torcida presente no Maracana. O jogo? Para os padrões brasileiros, foi um grande jogo. O placar até poderia ter sido mais elástico. O resultado acabara sendo perfeitamente justo. Se for somar os minutos de superioridade (segundo meus critérios), foram 43 do Flamengo e 47 do Grêmio. Mas cada um levou perigo à sua maneira. Acho que podemos, também, tirar uma grande conclusão baseados nessa partida: Petkovic é um jogador diferenciado tecnicamente. Contudo, não tem condição física para jogar nem 60 minutos, quanto mais 90 em alto nível. Ele iniciou a partida voando, mas ainda na primeira etapa caiu de produção. O mesmo nos 19 minutos que ficou em campo nos 45 finais: depois de um descanso básico, começou bem; depois, desabou e não rendeu o que outrora estava rendendo.



Notas:

Flamengo:

Bruno: Nota 6,5 - Correspondeu quando exigido, e não dava para evitar o gol gremista.
Álvaro: Nota 6,0 - Para quem voltou de contusão, foi bem. Mas pode jogar mais que isso.
David: Nota 6,0 - Não jogou bem, mas fez alguns desarmes. Falhou no gol gremista.
Ronaldo Angelim: Nota 5,0 - Só fez 1 desarme em todo o jogo. Peça nula em campo.
Léo Moura: Nota 6,5 - Grande atuação. Apoiou bastante, e fez bons cruzamentos. Mas se jogou muito em campo.
Maldonado: Nota 5,0 - Só descobri que estava jogando ao ver depois sua escalação num site.
Camacho: Nota 5,5 - Teve muita disposição, mas não tem a técnica de que o Flamengo precisava.
Petkovic: Nota 7,0 - É o diferencial técnico da equipe flamenguista. Fez 20 minutos excepcionais durante sua estadia em campo. Mas caiu com o passar do tempo.
Juan: Nota 6,0 - Muito preso à marcação de Edílson, quando deveria ser o contrário.
Vágner Love: Nota 6,0 - Se movimentou bastante, mas perdeu 2 chances claras de gol e uma chance que dava para marcar.
Vinícius Pacheco: Nota 5,5 - Não deu a velocidade que Rogério Lourenço queria ao escalá-lo. De bom, só o passe para Petkovic no primeiro gol.
Diego Maurício: Nota 5,5 - Teve tempo, mas não conseguiu chutar à gol com precisão.
Ramon: Nota 6,0 - Não entrou mal, mas não sabia o que era para fazer em campo.
Gil: Nota 5,0 - Entrou melhor do que nas últimas vezes, mas lhe falta confiança.

Rogério Lourenço: Nota 6,0 - A equipe não jogou bem sob a tutela de 3 zagueiros. Poderia deixar Vinícius Pacheco de fora e escalar mais um meia. Mas tinha muitos desfalques.

Grêmio:

Victor: Nota 6,5 - Salvou o time no chute de Vágner Love, mas tenho a impressão de que poderia ter defendido a bola de Petkovic.
Edílson: Nota 6,0 - Apoiou mais do que nas últimas vezes, mas precisa melhorar os fundamentos básicos.
Ozéia: Nota 6,0 - Me parece um bom zagueiro, com boa capacidade de antecipação. Mas falhou aos 2 minutos da segunda etapa, no lançamento de Petkovic, que poderia ter resultado em gol.
Rodrigo: Nota 6,5 - Melhor zagueiro em campo, só foi mal nos contra-ataques flamenguistas, porque é lento. E subiu para cabecear bem sucedidamente.
Bruno Collaço: Nota 6,0 - Conseguiu aproveitar o corredor que Léo Moura deixava, mas foi muito mal na marcação ao flamenguista.
Fábio Rochemback: Nota 6,5 - Fez uma partida razoável, mas teve boa qualidade no passe.
Adílson: Nota 6,5 - Joga muito. Um dos futuros do Brasil, mostrou grande capacidade de antecipação.
Maylson: Nota 5,0 - Não jogou bem. Faltou mais presença no ataque, e perdeu uma bola que poderia definir o jogo a favor do Grêmio, a 2 minutos do fim.
Hugo: Nota 6,5 - O melhor gremista da partida, teve muita vontade e chutou muito bem de fora da área. Deu um passe açucarado para Jonas perder na pequena área.
Jonas: Nota 5,5 - Perdeu chance incrível, além de pouco ter aparecido.
William: Nota 0 - Não encostou na bola durante 45 minutos. Simplesmente nota zero!
Roberson: Nota 6,0 - Deu velocidade à equipe, e deu um passe de calcanhar esplendoroso. Mas caiu de produção com o passar do tempo.
Fernando: Sem nota - Ficou apenas 9 minutos em campo.
Bérgson: Sem nota - Assim como Fernando, apenas 9 minutos em campo.

Silas: Nota 6,0 - Acertou ao tirar William, seu queridinho. De fato, escalou um time até ofensivo para jogar fora de casa. Mas Maylson e Jonas não cumpriram bem o papel e acabaram com os planos dele. Entretanto, fez com que o time frequentasse bastante o campo do Flamengo.

Dados:

Resultado final: Flamengo 1 x 1 Grêmio.

Estádio: Maracanã, no Rio de Janeiro.

Público: 7.109 pagantes.

Escalação Flamengo: Bruno; Álvaro, David (Gil 26' 2° T) e R. Angelim; Léo Moura, Maldonado, Camacho, Petkovic (Ramon 19' 2° T) e Juan; Vágner Love e Vinícius Pacheco (Diego Maurício 16' 2° T). Técnico: Rogério Lourenço.

Escalação Grêmio: Victor; Edílson, Ozéia, Rodrigo e Bruno Collaço; Fábio Rochemback, Adílson (Fernando 36' 2° T), Maylson e Hugo (Bérgson 36' 2° T); Jonas e William (Roberson 2° T). Técnico: Paulo Silas.

Gols: Petkovic, aos 7' do primeiro tempo; Rodrigo, aos 6' do segundo tempo.

Cartões amarelos: David, Camacho e Ramon; Adílson e Bruno Collaço.

Árbitro: Wilton Pereira Sampaio, do Distrito Federal.

0 comentários:

Postar um comentário