domingo, 23 de maio de 2010

Bayern de Munique 0 x 2 Inter de Milão

Diego Milito: o hermano que põe qualquer atacante brasileiro no bolso

Inter de Milão e Bayern de Munique fizeram a final da Liga dos Campeões ontem, às 15h30. Minhas expectativas antes da partida eram de um jogo espetacular. Não o foi, mas foi um ótimo jogo. Antes do jogo eram notáveis as provocações que Mourinho e Van Gaal trocavam. Aliás, essa Champions League consagraria um dos dois técnicos como um dos melhores da história. Meu palpite era de 3 a 2 para o Bayern. Errei. Mas não me arrependo de ter assistido a este espetáculo.

Os primeiros 5 minutos foram muito bons. Equilibrados, embora a Inter levasse mais perigo e quase tenha aberto o placar num contra-ataque. Mas o Bayern era que tinha domínio da bola.

Robben, pelos primeiros minutos, mostrava-se querendo jogo. Aos 9 minutos, criou uma jogada fantástica em bola que parecia perdida e que quase resultou em gol por parte do lindo uniforme do Bayern.

E era o Bayern que atacava mais. Mas o Inter não estava mal. A defesa azul e preta deixava o time alemão se aproximar até a risca da área. Mas esse era o limite. Uma clara estrátegia de contra-ataque.

Aos 15', pênalti não marcado para o time alemão. Lance interpretativo, mas acho que o toque de mão de Maicon, após cruzamento de Robben, foi intencional.

De fato, o Bayern de Munique ficava mais no campo de ataque. Mas a Inter, quando atacava (raras vezes) levava mais perigo.

E aos poucos os nerazurri foram adiantando a marcação, saindo mais pro jogo. E o Bayern até tinha começado bem, mas ia decaindo. Como a Inter de Milão queria contra-ataque, mas o Bayern depois dos 20 minutos não atacava mais, o jogo ficou chato, truncado no meio de campo.

Até que a Inter de Milão achou um gol, em lance típico da equipe na competição: tiro de meta de Júlio César, tabela de Diego Milito com Sneijder, para o argentino mandar pro fundo das redes. 0 a 1. O interessante é que, de um gol para o outro, mais de 105 metros, foram apenas 4 toques na bola. Milito é craque.

A Inter se dava bem com seu jogo de paciência, e crescera muito de produção após o tento marcado por Diego Milito.

Aos 42 minutos, outro lance que mostra muito o entrosamento de Milito e Sneijder. O holandês recebeu, passou para o argentino, que volta com grande passe para Sneijder chutar e Butt salvar.

E ao término da primeira etapa, acho que posso dizer que foi um jogo equilibrado, mas com o resultado justo. Não gosto de dizer que o time que ataca mais jogou melhor. Defender bem é um mérito ainda maior, ainda mais quando se tem pela frente Robben e Olic. O Bayern tinha começado melhor até os 20 minutos. Depois desse período, a Inter adiantou a marcação, que era recuada, mas não conseguia chegar à frente. Então tivemos 10 minutos de jogo pífio, truncado no meio. Então eu imaginei: nessas horas que um gol melhora a partida. E assim foi: após o gol interista, aos 34', o jogo melhorou muito. O destaque da etapa era sem dúvidas Diego Milito, bem desde os primeiros minutos; mas Lúcio, Sneijder e Cambiasso também mereceram destaque.

Eis alguns números que resumem bem a partida: 65% de posse de bola pro Bayern e 35% pro Inter. No entanto, nas defesas, estavam 3 de Butt, além do gol, e apenas uma de Júlio César. O Bayern passava mais tempo com a bola, mas era o time italiano que levava mais perigo.

Os primeiros 5 minutos do segundo tempo foram eletrizantes. Com apenas 1 minuto de jogo, o time alemão faz troca de passes espetacular, e a bola sobrou para Müller, livre, chutar para a defesa sensacional do brasileiro Júlio César.

Mais um ataque dos die roten, e no contra-ataque da Internazionale Pandev quase encobrir Butt, que faz outro milagre.

Parecia que o Bayern logo iria empatar, mas o jogo esfriou, principalmente devido à caída de produção do time alemão. Em campo, só havia Robben com capacidade de decidir. E ele fazia excelente partida, deixando seus companheiros livres diversas oportunidades. Contudo eles não tinham competência para estufar as redes. E quando ele mesmo tentava, Chivu na marcação e Samuel na sobra davam conta do recado, na instransponível defesa da Internazionale.

Além desses dois, também havia outro leão em campo: Cambiasso. Se Maradona viu o jogo, ele com certeza tiraria o obscuro Bolatti para por o craque Matías Cambiasso. A não ser que ele seja burro, o que me parece mais provável.

Numa das poucas vezes que a defesa da Inter foi ultrapassada, Robben quase marcou o seu, chutando e Júlio fazendo milagre. É notável que se a defesa interista vinha se destacando, mas quer dizer também que o time bávaro estava atacando. Porém não criava boas chances.

E num contra-ataque fulminante, Diego Milito correu 30 metros com a bola, deu drible desconcertante em Van Buyten (há informações que ele está no hospital tratando a coluna) e fez um golaço. 0 a 2.

Quanto a transmissão - gosto de dizer sobre a transmissão -, eu diria que foi estupenda. José Trajano é o melhor comentarista do Brasil. Ele raramente comenta partidas, mas ele é um monstro. Entende muito.

O resto do jogo foi de ataque sem objetividade do Bayern. Chutava muito, mas não com eficácia. Além disso, quando tentava penetrar na defesa, Cambiasso dava pesadelo aos atacantes. O resultado mostrava-se justo, embora um golzinho do Bayern não seria injusto.

E definitivamente Louis Van Gaal perdeu essa batalha para o antigo aprendiz. Armou o time mal, concentrado totalmente no lado direito, e sem nenhum apoio dos laterais, que também não marcavam. Eram peças nulas em campo. E ainda viu Lúcio, que foi dispensado por ele, brilhar. Já Mourinho conseguiu implantar em seus jogadores uma noção tática absurda. Além de ter alcançado a façanha de fazer Eto'o voltar para marcar os adversários. Todos se ajudam. Apenas Diego Milito ficava na frente, esperando um contra-ataque que veio. Excepcional armação de jogo de Mourinho.



Notas:

Bayern de Munique:

Butt: Nota 7,0 - Fez ótimas defesas, e não fosse ele a Inter teria vencido por mais.
Lahm: Nota 5,0 - Lento, não marcou bem e não apoiou.
Demichelis: Nota 5,5 - Não comprometeu, o que já é grande feito para ele.
Van Buyten: Nota 3,0 - No alto, é imbatível. No chão, é horrível. E a Inter só jogou pelo chão.
Badstuber: Nota 4,0 - Só apareceu para cobrar lateral.
Van Bommel: Nota 6,0 - Conseguiu desarmar algumas bolas e chegou para finalizar.
Schweinsteiger: Nota 5,5 - Abaixo de seu nível. De bom, só o aproveitamento nos passes.
Robben: Nota 8,0 - O melhor de seu time. Mas seus companheiros não aproveitaram seu nível.
T. Müller: Nota 6,5 - Teve atuação até boa, mas não apareceu muito.
Hamit Altintop: Nota 6,0 - Nas poucas vezes que a bola chegava, não foi mal.
Olic: Nota 5,0 - Peça nula, mas não necessariamente por sua culpa.
Klose: Nota 1,0 - Teve tempo para jogar, mas não é nem sombra do que já foi.
M. Gomez: Nota 1,0 - Ficou inerte dentro da área.

Inter de Milão:

Júlio César: Nota 8,0 - Fez defesas impressionantes.
Maicon: Nota 6,5 - Não fez grande partida, mas também raramente era incomodado.
Lúcio: Nota 8,0 - Espetacular atuação. Simplesmente tirou tudo que aparecia na sua frente.
Samuel: Nota 8,0 - Outra grande partida. Com 1,82 m, ganhou no alto de grandalhões como Klose e M. Gomez.
Chivu: Nota 6,5 - Na marcação de Robben, perdeu várias bolas, mas também ganhou muitas.
Cambiasso: Nota 9,5 - O segundo melhor em campo. Um monstro na marcação, estava onde a bola estava.
Zanetti: Nota 7,0 - Muito bem na proteção à defesa.
Sneijder: Nota 7,0 - Fez um excelente primeiro tempo, inclusive com uma assistência. Mas caiu de produção no segundo.
Eto'o: Nota 6,5 - Não foi um bom atacante, mas foi ótimo lateral.
Pandev: Nota 6,5 - Correu muito em campo, porém não foi bem ofensivamente.
Diego Milito: Nota 10,0 - 3 finalizações, 2 gols. Além de dar passes que poderiam resultar em gols. Craque. O melhor em campo.
Stankovic: Nota 6,0 - Entrou com disposição, e marcou bem.
Muntari: Nota 6,0 - Outro que entrou para marcar, fez sua função de forma correta.
Materazzi: Sem nota - Ficou poucos segundos em campo. Entrou apenas para a Inter não ser o único time da história a ganhar a Champions League sem pessoas do país de origem no time.

Árbitro: Nota 9,0 - Não apareceu. O único lance que ele poderia ter errado aconteceu rapidamente, e a bola apenas resvalou na mão de Maicon. Portanto, foi ótimo.


Dados:

Resultado final: Bayern de Munique 0 x 2 Inter de Milão

Estádio: Santiago Bernabéu, em Madri, Espanha.

Público: 80.354 (o público não foi divulgado, mas estimo que o estádio estivesse lotado)

Escalação Bayern de Munique: Butt; Lahm, Demichelis, Van Buyten e Badstuber; Van Bommel, Schweinsteiger, Robben, Thomas Müller e Hamit Altintop (Klose 18' 2° T); Olic (Mario Gomez 29' 2° T). Técnico: Louis Van Gaal.

Banco de Reservas Bayern de Munique: Klose, Mario Gomez, Gorlitz, Tymoschuk, Contento, Pranjic e Rensing.

Escalação Inter de Milão: Júlio César; Maicon, Lúcio, Samuel e Chivu (Stankovic 23' 2° T); Cambiasso, J. Zanetti e Sneijder; Eto'o, Pandev (Muntari 34' 2° T) e Diego Milito (Materazzi 46' 2° T). Técnico: José Mourinho.

Banco de Reservas Inter de Milão: Stankovic, Muntari, Materazzi, Toldo, Córdoba, Balotelli e Mariga.

Gols: Diego Milito, aos 34' do primeiro tempo; Diego Milito, aos 24' do segundo tempo.

Cartões amarelos: Demichelis e Van Bommel; Chivu.

Árbitro: Howard Webb.

0 comentários:

Postar um comentário