quinta-feira, 20 de maio de 2010

Carta aos europeus


Olá, leitor!

Estava eu pensando em uma maneira de expressar tudo que sinto sobre o assédio a Ganso e a (embora seja sobrevalorizado) Neymar, além dos outros jovens brasileiros por parte dos europeus. Imaginei, então, fazer uma espécie de carta aos dirigentes dos grandes clubes europeus, recomendando alguns jogadores para compra.

---------------------------------------------------------

Olá chefe,

volto aqui para dizer-lhe as últimas novidades quanto aos jovens do futebol brasileiro, que o senhor tanto aprecia.

Nesses meses em que não tenho escrito para o senhor, posso dizer que vários jogadores amadureceram e vêm se mostrando aptos para jogar no futebol europeu.

Um deles é o espetacular Souza, do Corinthians. Rápido, ágil, e com muita habilidade, ele vem se mostrando uma das maiores revelações brasileiras dos últimos anos. Muitos times vêm sondando ele.

O outro é o também excelente Robert, do Palmeiras. Forte, matador, com cabeceio muito bom, posso dizer que hoje ele já é uma realidade. Não é apenas uma "promessa".

No futebol carioca, há um jovem jogador chamado Dênis Marques. Craque. Muita visão de jogo, é um atacante que não faz muitos gols, mas volta para marcar, e dá passes milimétricos. Posso dizer seguramente que é o que será o melhor entre todos os jovens canarinhos.

Também há um magistral meiocampista no time Rubro-Negro, chamado Kleberson. É um volante com bom passe, e que chuta bem de longa e média distância. Já é ídolo no Brasil todo. Houve um grande clamor popular para chamá-lo para a Copa, que deu certo. Agora, ele já é da seleção brasileira, que é comandada pelo ótimo aproveitador de jovens Dunga.

O senhor deve estar ouvindo muito por essas bandas o nome de dois jogadores chamados Neymar e Paulo Henrique, comumente chamado de Ganso. Sinceramente, acho que não terão futuro. São muito grossos, não sabem driblar nem passar a bola. Acho que, se contratados, os dois serão um grande fiasco no time do senhor.

Acho que o senhor deveria não comprar nenhum dos dois, pois são simplesmente baba da imprensa europeia. Aqui no Brasil ninguém fala bem sobre esses "pernas-de-pau" expressão comum aqui.

---------------------------

Logicamente, a carta é extremamente irônica. Mas com certeza seria ótimo se jogadores do nível acima saíssem, e recuperássemos o nível de antigamente, com Tostão, Rivellino, Pelé, Garrincha, Gérson... E coadjuvantes como Piazza, Marco Antônio, etc.

Ah, mas isto, infelizmente, é só em sonho.

0 comentários:

Postar um comentário