segunda-feira, 19 de abril de 2010

A Copa do Mundo



Ah, a Copa do Mundo. Época de paz, competição, e animação, para o mundo todo. Tudo para. Notícias como o presidente foi assassinado, ou o Brasil ganhou da Coreia do Norte ganham a mesma importância.

É o sentimento competitivo. Patriota. Não existe pobre ou rico, mas todos só querem dividir a TV da sala em prol da seleção.

Sempre admirei o poder das Copas de marcar o mundo. E o que mais impressiona é que tudo ocorre em apenas 7 jogos. E é só 1 mês.

Mas Ronaldo já foi crucificado, Felipão, Parreira, Ronaldo novamente, Ronaldinho... Isso, por causa de um momento de deslize, tal qual um respingo de injustiça.

A copa de 2010 está aí. É um pecado apontar um favorito. Pois na copa não há. Em nenhuma.

1930 era o Uruguai. Ganhou. 1934 era Itália. Ganhou. Mas, depois, as coisas passaram a mostrar-se imprevisíveis.

1938, eis a Tchecoslováquia. Planicka era o melhor goleiro do mundo, e Nejedly um dos melhores atacantes. No entanto, quem levantou a taça foi novamente a Itália.

Pausa para as copas de 1942 e 1946, que não ocorreram por causa da segunda guerra mundial, como você pode ver neste artigo, muito bem feito.

1950 chegava e o Brasil era, talvez, o maior favorito para copa desde então. Embalado pela torcida, Ghiggia calou o povo brasileiro. Nílton Santos, Barbosa, Nena e Bauer eram os maiores craques. Mas quem venceu foi o Uruguai.

Em 1954, a favorita era a Hungria, com Czibor, Puskas e Boszik. O que aconteceu foi a vitória alemã. 1958, era a França, com Kopa e Fontaine; Vencedor? Brasil.

1962, a exceção se abre e a seleção canarinho consegue o bicampeonato. 1966, novamente favorita a seleção, a Inglaterra vence. 1970, outra exceção em que o Brasil vence.

De fato, apenas neste breve percurso percebemos que os favoritos às vezes correspondem, às vezes não.

Em 2010, temos como candidatas a título e eliminação na primeira fase, a Argentina, a França, Holanda e Itália.

Candidatas apenas para título, a Alemanha, Brasil, Espanha e Inglaterra.

Mas isso não importa: o que importa é que a Copa do Mundo está vindo. E vamos parar novamente nossas vidas, ligar a TV e acompanhar as partidas. Ou, vir aqui no Fichas de Futebol.

Como parte de meus planos para a copa, vamos ver, em dias aleatórios, apresentações sobre as seleções.

Até mais!

0 comentários:

Postar um comentário