segunda-feira, 26 de abril de 2010

Especial Copa do Mundo - Argentina



Olá amigos.

Aqui vai mais um post especial sobre a Copa do Mundo, dessa vez com meus breves palpites e uma introdução à seleção argentina.

-----------------------------------------------------------



A seleção argentina é sem dúvida a seleção que se tem mais expectativas no mundial da África do Sul. O ataque é sem dúvidas o melhor do mundo. Eis algumas das opções: Diego Milito, Tévez, Messi, Lisando López, Higuaín, Aguero, Lavezzi... sem contar algumas revelações argentinas como Pastore.

Diego Milito é, hoje, o melhor atacante atuando na Itália. Faz muitos gols e é ambidestro; Tévez está concorrendo ao prêmio de melhor do Campeonato Inglês; Messi é o melhor jogador do mundo atualmente; Lisandro López é o melhor atacante em atividade na França; Higuaín é exaltado pela exigente imprensa madridista e vem se mostrando um artilheiro nato; Aguero é uma das maiores revelações do mundo; e Lavezzi é o destaque do bom time do Napoli, se destacando pela velocidade.

Mas esse ímpeto ofensivo também pode ser considerado um problema. Nos últimos jogos, Diego Armando Maradona escalou a seleção em um 4-4-2, com Messi e Higuaín na frente. É fato que a melhor opção, pelo menos na teoria, seria um 4-3-3, com Diego Milito fixo na área e Messi e Tévez pelos lados. Mas o técnico é Maradona.

Nesses últimos jogos, também, Tévez sempre tem entrado, por volta dos 15 minutos do segundo tempo.

Entretanto, o maior problema da seleção alviceleste é simplesmente a maior solução do mundo: Lionel Messi, salvador no Barcelona, mas péssimo na seleção. Certa vez, quando Messi foi mal em um jogo do Barcelona, a imprensa estampou na capa: "Messi jogou como na seleção". Geralmente isso é considerado bom, mas com Leo não é.

Já ouvi centenas e centenas de especulações. Nenhuma me pareceu verídica. Algumas são: Maradona não põe Messi para jogar como no Barcelona. Isso é verdade, porém não acho que tenha que se mudar um esquema de jogo todo por um jogador. Sem contar que na Espanha, Lionel tem a companhia de quatro jogadores com ótimos passes: Iniesta, Xavi, Touré e Busquets. Na Argentina titular, podemos dizer que só há Verón como um jogador cerebral, de passes geniais.

Já ouvi até a hipótese que Maradona não escala Messi taticamente bem porque não quer que ele o supere como jogador na seleção; bobagem extrema.

Qual seria a solução para o jogo de Messi, na opinião desse mero colunista? Em primeiro lugar, eu escalaria o meio de campo com Cambiasso, que não é convocado, Verón e Lucho Gonzalez. Podemos exaltar a ausência de Mascherano. Mas acho que Cambiasso tem a mesma competência de Masch, além de ter melhor passe. E Lucho Gonzalez é simplesmente excepcional.

Com isso, seriam 3 atacantes na frente, Diego Milito, Messi e Tévez. Cambiasso ficaria como um protetor especial à zaga, e quando desarmasse o oponente, passava para Verón ou Lucho Gonzalez, que têm técnica para tocar para Messi ou Tévez ou Diego. No caso, Messi ficaria pela direita, como jogava em 2009, cortando para dentro e chutando ou tocando, fundamentos que ele domina. Diego Milito ficaria infiltrado na zaga, mas recuando de vez em quando. Tévez seria um segundo atacante.

Acho que a seleção alviceleste renderia bastante assim. Mas isso é problema do Maradona. Este que foi bastante criticado, sobretudo no ano passado.

Com a dificuldade da Argentina para ir à Copa, os torcedores, que antes o tratavam como D10s, agora queriam sua cabeça. Maradona nunca repetia o time, fazendo com que sua seleção não tivesse padrão tático e entrosamento. Os jogadores não sabiam o que era para fazer em campo, isso era iminente.

A seleção só conseguiu a vaga para o mundial na última rodada.

Costumo dizer que a seleção argentina só depende de si para vencer, e de um técnico mediano.

O problema é que Maradona é ruim: mas está melhorando, como mostra o resultado dos últimos jogos. Mas basta ver: há 2 meses, a Argentina venceu com autoridade a Alemanha. Mas ano passado levou de 6 da Bolívia.

Por isso, considero a Argentina a incógnita da copa. Tudo depende de Messi, que se for bem, o time vai bem; mas, para Messi ir bem, Dieguito tem que acertar seu posicionamento. E para Dieguito fazê-lo, ele não pode estar pressionado pela torcida, senão vai ter toda a áfrica e seu país contra ele. Pois vai chingá-los.

E é por essas e outras, que não me arrisco nem de longe um palpite para a Argentina.

Mas direi: eu já imaginava que a Argentina seria eliminada na primeira fase. E também direi: eu já imaginava que a Argentina venceria a copa.

A grande dúvida é essa.

0 comentários:

Postar um comentário