sábado, 3 de abril de 2010

Manchester United 1 x 2 Chelsea


Grande jogo. Era, de certo, o jogo mais aguardado do campeonato inglês neste fim de semana. Na Europa, estava atrás apenas de Schalke 04 x Bayern de Munique. Foi literalmente um show de declarações pré-jogo. Ferguson elogiou Macheda, Fletcher elogiou o time do Chelsea, etc.

No entanto, o que mais chamava atenção eram os treinadores importantes do mundo da bola que estavam presentes no Old Trafford. Sven Goran Eriksson, técnico da Costa do Marfim, e Carlos Queiroz, de Portugal, decidiram ver de perto seus jogadores para a Copa.

O jogo começou sem Drogba, que está em fase final de recuperação de uma lesão, e sem Rooney, lesionado contra o Bayern. Talvez por isso o jogo não tenha sido do nível dos outros clássicos ingleses, porém não deixou de ser um bom jogo.

Os primeiros 15 minutos foram mornos, com as equipes se estudando. A única boa oportunidade que aconteceu nesse período foi quando Evra avançou pela esquerda e chutou cruzado, para boa defesa de Cech. Aliás, como esse time do Chelsea se sente mais confiante quando Cech atua. Ele não é um goleiro espalhafatoso, de defesas incríveis, mas é muito seguro. Faz as coisas difíceis parecerem fáceis.

Depois disso, o Chelsea começou a ter ligeira superioridade, com Joe Cole saindo da direita para dentro, confundindo Evra e Vidic, que se revezavam para marcá-lo. Entretanto, o gol saiu pelo lado mais forte do Chelsea: o esquerdo, do espetacular Malouda.

E foi ele que recebeu a bola, entortou Fletcher e cruzou rasteiro para um gol no mínimo estranho de Joe Cole, de calcanhar. 1 x 0. E Cole estava muito bem, principalmente taticamente, atraindo a marcação para os outros companheiros jogarem.

O Manchester se limitou a marcar na primeira etapa. Faltava velocidade nos contra-ataques, pois Berbatov não é rápido como Rooney, que fez muita falta aos red devils. A marcação era individual, mas apenas um jogador conseguiu anular alguém do Chelsea: Fletcher acabou o jogo para Lampard, extremamente apagado.

O brasileiro Deco foi eficiente, com bons passes. Valencia não jogou nada, mas ele eu entendo, devido ao entrosamento com Rooney.

O primeiro tempo terminou com 5 minutos de pressão por parte do United.

Final de etapa, o Manchester adiantou a marcação, sufocando o Chelsea no campo adversário. Pareciam jogos distintos na primeira e segunda etapa. Mas não conseguiu penetrar Terry e Alex. Por isso, Joe Cole fez uma excelente jogada e tocou para Paulo Ferreira, que ficou na cara do gol e perdeu um gol incrível.

Era a vez do Manchester: Berbatov se posicionou bem, e deu uma cabeçada que não entrou por centímetros.

O Manchester continuou a pressão, comandando pelo vovô Giggs, que fazia boa partida no segundo tempo. Só que o maior pecado dos devils foi deixar Drogba, que acabara de entrar, sozinho para marcar um gol, aos 34 do segundo tempo, com sua frieza característica. Manchester melhor, mas o futebol é injusto: 2 x 0. Bom lembrar que o gol foi em impedimento.

Macheda, o jovem italiano que promete que será um ótimo atacante, mostrou sua estrela e sorte quando Nani fez boa jogada, Chelsea rebateu e a bola bateu em seu peito. 2 x 1. Mas já era tarde demais. O Chelsea aguentou a pressão e tornou-se o novo líder do campeonato inglês.

Um bom jogo taticamente, mas que poderia ser melhor tecnicamente. Isso deveu-se ao apagão completo de Lampard, e da ausência de dois dos melhores jogadores do mundo, Drogba e Rooney, embora o primeiro tenha entrado no fim do segundo tempo.

Malouda foi novamente muito bem, o melhor jogador do Chelsea. O francês está, hoje, entre os 10 melhores do mundo. Não é exagero. Ele tem um cruzamento muito bom, velocidade, drible e é eficiente.

O Chelsea assume a ponta, como vemos abaixo:

1° Chelsea com 74 pontos.
2° Manchester com 72 pontos.
3° Arsenal com 68 pontos e uma partida a menos.



Dados:

Resultado final: Manchester United 1 x 2 Chelsea.

Estádio: Old Trafford, em Manchester.

Público: 75.217.

Escalação Manchester United: Van der Sar; Gary Neville, Ferdinand, Vidic, Evra; Valencia, Fletcher (Gibson 86'), Giggs, Scholes (Nani 72'), Park Ji-Sung (Macheda 72'); Berbatov.

Banco de Reservas Manchester United: Gibson, Nani, Macheda, Kuszczak, Carrick, Rafael e De Laet.

Escalação Chelsea: Cech; Paulo Ferreira, Alex, Terry, Zhirkov; Joe Cole (Kalou 73'), Deco (Ballack 82'), Lampard, Mikel, Malouda; Anelka (Drogba 69').

Banco de Reservas Chelsea: Kalou, Ballack, Drogba, Turnbull, Sturridge, Belletti e Bruma.

Cartões Amarelos: Scholes, Gary Neville, Fletcher e Deco.

Árbitro: Mike Dean.

0 comentários:

Postar um comentário