sábado, 24 de abril de 2010

Os melhores que vi jogar - Parte I



Olá!

Particularmente, sempre gostei de posts que dizem sobre as seleções de todos os tempos; acho que é sempre bom conhecer a parte mais interessante do futebol, o passado.

Mas não vou falar disso. Quero dizer apenas minha seleção que eu vi jogar. Ou seja, os melhores jogadores que vi atuarem. Tenho 14 anos, vou fazer 15.

O especial será divido em duas partes: a primeira com os goleiros, zagueiros e os laterais. A segunda, para ser publicada em um dia não definido, fala sobre os meias. Eis a primeira parte:

---------------------------------

Goleiro:

Buffon

Um dos maiores da história, Buffon foi certamente o melhor que vi jogar. Poderia dizer Júlio César, mas não considero que ele tenha sido fora de série em toda sua carreira. Buffon para mim, tem uma característica que considero mais que essencial para os goleiros: boa saída de gol. E, atualmente, esse é o maior defeito da maioria dos goleiros. Isso pode ser condicionada a sua alta estatura. Um gênio no gol, além de exercer papel essencial de líder.






Zagueiros:

Maldini

Embora não o tenha visto no auge, no fim dos anos 1990, Maldini se sobressaía aos demais mesmo quase quarentão. Elegante, mas sabendo a hora de dar chutão, raramente errava um carrinho e fazia a cobertura como ninguém. Considero ele, sem dúvida nenhuma, o melhor zagueiro que já vi jogar. O maior ídolo da história milanista.




Lúcio

Nosso grande capitão Lúcio. Nascido na minha cidade, Brasília, ele é o típico jogador que definimos raçudo. Com 1,90 m de altura, não tem medo de cara feia, e é muito regular. Sem dúvidas, um dos melhores zagueiros da história e, para mim, o melhor do mundo atualmente. Além de seu senso de liderança, Lúcio cresce bastante em jogos decisivos. Seja em seu clube, seja na seleção. Outra característica sua bem marcante é a subida ao ataque. Afinal, Lúcio tem bastante técnica com os pés, e tem um cabeceio mortal.




Lateral direito:

Maicon

Exatamente. Considero Maicon Douglas Sisenando melhor que Cafu. Não sou admirador do futebol de Cafu, apesar de reconhecer que ele sempre foi um bom jogador, destacando-se no condicionamento físico. Mas o diferencial de Maicon é que ele é o melhor lateral do mundo defensivamente, e vem se mostrando igualmente o melhor ofensivamente, sobretudo nos últimos jogos. E tem um condicionamento físico simplesmente primoroso, além de ter uma ótima estatura (1,85 m), que lhe permite jogar bem pelo alto.

Lateral esquerdo:

Roberto Carlos

A única unânimidade na minha lista. É aquele jogador que, quando fala-se da posição lateral esquerdo, só me vem a cabeça seu nome. O melhor vigor físico que já vi, e o chute mais potente que já presenciei. Ofensivamente, é lembrado por seus petardos de pé esquerdo, que resultaram em gols inesquecíveis. No entanto, Roberto Carlos é muito mais que isso. Ele tem muita mobilidade, não "pipoca" em jogos decisivos e sempre se mostrou um exemplo de pessoa, humilde, mas que sabe que tem suas qualidades. O ídolo de muita gente, inclusive o meu.





Até a próxima parte!

1 comentários:

Betoyanase disse...

Sou nascido em 1978 e os melhores que vi jogar sao:
Goleiro: Taffarel - Gelado como o goleiro deve ser. Muito discreto e ótimo posicionamento.
Lat direito: Lilian Thuran - também atuou como zagueiro, mas fez uma copa magnifica em 98 como lateral.
Zagueiro: Aldair - muito técnico, saída de bola perfeita.
Zagueiro: Gamarra - beirou a perfeição durante a copa de 98 e sua passagem pelo Corinthians.
Lat. Esquerdo: Roberto Carlos- um monstro no apoio e na bola parada.
Volante: Rijkaard - desarmava e chegava ao ataque com a mesma facilidade.
Volante: Redondo- Elegancia pura, não errava passes.
Meia: Zidane- Parecia um adulto jogando contra crianças. Protegia a bola com maestria.
Meia: Rivaldo- canhota mortal, Faro de gol apuradissimo.
Atacante: Romário - o mais letal atacante dentro da grande área .
Atacante: Ronaldo - arrancada devastadora, combinava dribles, vigor físico e Faro de gol.

Beto Yanase

21 de janeiro de 2011 às 18:11

Postar um comentário