domingo, 11 de abril de 2010

Flamengo 2 x 1 Vasco


Flamengo e Vasco é o maior clássico do Rio de Janeiro; disso, não tenho dúvidas. Ontem, foi um grande clássico o Botafogo 3 x 2 Fluminense, e este clássico que ocorreu hoje também tinha muita expectativa. A final do campeonato carioca depende do resultado da Taça Rio. O Botafogo, se ganhar a final da Taça Rio, vence antecipadamente o campeonato carioca. Como ontem venceu, bastava descobrir seu oponente no próximo domingo.

Vasco e Flamengo se enfrentaram com esse intuito.

Nos primeiros 10 minutos, o Flamengo demonstrou superioridade. Exceção feita ao gol corretamente anulado de Élton, o time rubro-negro comandava todas as ações ofensivas; Bruno Mezenga se destacou dos demais nesses minutos. Aos 8', é ele quem dá um excepcional passe de trivela para Vágner Love dominar em velocidade, na cara do gol, e bater à direita de Fernando Prass.

Era só pressão flamenguista. Alguma hora o gol teria que vir. E veio. Com 10 minutos, Bruno Mezenga acerta outro fabuloso lançamento de trivela para o mesmo Vágner Love. Desta vez, Love recebeu pela esquerda. E bastou driblar Fernando Prass, que demorou a sair do gol, e mandar pro fundo do gol. Titi também falhou neste gol, muito mais por burrice do que por qualquer outra coisa. 1 a 0.

Depois disso, o Flamengo se fechou atrás e o domínio passou a ser vascaíno. Élton vinha bem no jogo, com bastante movimentação. Dodô fazia sua pior partida pelo Vasco. Não fez nada no jogo todo. Isto acabou prejudicando o time vascaíno. Rafael Carioca vinha bem como volante, desarmando e saindo bem pro jogo, como nos tempos de Grêmio.

Faltava objetividade. Tirando Philippe Coutinho, o melhor do Vasco, o time do Vasco não ia para frente. Só tocava de lado, fugindo da partida.

Aos 30', Bruno manda a bola para escanteio. Fágner parte para a cobrança, e Thiago Martinelli cabeceia fulminantemente. 1 a 1.

O Flamengo equilibrou novamente. O jogo todo foi uma reviravolta. Vez domina Flamengo, vez domina Vasco. E durante o domínio flamenguista, o time do Flamengo faz excelente jogada aos 40'; mas, por muito companheirismo, a bola não entrou. Léo Moura poderia ter chutado, mas cruzou para Vágner Love, que poderia ter feito gol, que deixou passar para Michael, que isolou. Ele não repetia a atuação de quinta-feira. Definitivamente.

Terminado o primeiro tempo, de domínio em geral vascaíno. O Flamengo começou melhor, mas depois se retraiu e só voltou a jogar bem após o gol cruzmaltino. Fim dos 45 minutos iniciais, o Vasco tinha mais posse de bola, mas faltava objetividade que só se encontrava com P. Coutinho.

Flamengo voltara melhor ao segundo tempo. Outra reviravolta. Léo Moura agora apoiava mais. E Juan vinha tendo mais uma atuação pífia. Aos 10', Léo Moura cruzou, a bola pegou um efeito, e Fernando Prass fez uma defesa simplesmente espetacular.

A marcação que estava falha no primeiro tempo agora era muito boa por parte rubro-negra. Maldonado fazia uma partida de tirar o chapéu. Mas isso resultou também em faltas frequentes. O jogo, que no primeiro tempo estava leve, sem muitas faltas agora transformara-se numa pancadaria. A defesa vascaína terminou toda com cartões amarelos.

Aos 17', a esperança vascaína aumentou, com a entrada de Carlos Alberto. Dodô fez uma sofrível partida, e ele quem deu lugar a Carlos. Com esta alteração, Coutinho passou para o ataque, no lugar de Dodô, e Alberto responsabilizou-se pela armação.

No começo teve resultado. O Vasco fez uma jogada digna de Barcelona, que termina com uma boa bola de Márcio Careca para Coutinho, que carimba a trave.

Quando parecia que o time vascaíno ia deslanchar, outra reviravolta. Léo Moura, que jogava muito neste 2° tempo, avançou pelo corredor direito deixado por Careca, entra na área e é marcado pênalti a favor do Flamengo. Bem marcado. Isso, aos 25'.

Quem cobrou foi Vágner Love. Muita categoria, para bater no canto direito, alto, deslocando Fernando Prass. 2 a 1 Flamengo. Era a coroação do melhor do jogo, Vágner Love.

O Flamengo, no entanto, continuou dominando a partida. Isso só continuou até os 32', quando Juan foi expulso na minha opinião corretamente. Aí, outra reviravolta.

O Vasco dominava novamente. Adiantou a marcação de seus zagueiros, e passou a sufocar o Flamengo, porque não havia nada a perder. Tanto faz se perdia de 2 a 1 ou 3 a 1. Só importava ganhar.

Com 41 minutos, Willians dá um toque claramente intencional na bola, que todos viram. Willians ficou até constrangido com a não marcação do pênalti por parte do árbitro João Batista de Arruda.

Depois do lance, o time cruzmaltino desanimou e o jogo equilibrou. Com 45 minutos, Thiago Martinelli é expulso corretamente. E o jogo termina.

Flamengo pega o Botafogo na decisão pela quarta vez seguida. Será que será tetra, ou o Botafogo finalmente ganhará? Só saberemos domingo!



Dados:

Resultado final: Flamengo 2 x 1 Vasco.

Estádio: Maracanã, no Rio de Janeiro.

Público: 32.442.

Escalação Flamengo: Bruno; Léo Moura, Álvaro, Ronaldo Angelim e Juan; Maldonado, Toró, Willians e Michael (Petkovic); Bruno Mezenga (Kleberson) e Vágner Love (Fabrício). Técnico: Andrade.

Escalação Vasco: Fernando Prass; Fágner, Thiago Martinelli, Titi e Márcio Careca; Rafael Carioca (Rodrigo Pimpão), Souza, Léo Gago e Phillipe Coutinho (Magno); Dodô (Carlos Alberto) e Élton. Técnico: Gaúcho.

Cartões Amarelos: Willians, Álvaro, Juan, Bruno Mezenga, Toró, Titi, Fágner, Thiago Martinelli e Márcio Careca.

Cartões Vermelhos: Juan e Thiago Martinelli.

Árbitro: João Batista de Arruda.

0 comentários:

Postar um comentário