quarta-feira, 16 de junho de 2010

Costa do Marfim 0 x 0 Portugal


Costa do Marfim e Portugal tinham, nesse jogo, algo como uma decisão antecipada para o segundo lugar do grupo, já que, na teoria, ambos ganhariam da Coreia do Norte e perderiam pro Brasil. O importante, acima de tudo, era não perder. E isso acabou prevalecendo nessa partida, cotada para ser a melhor da 1ª fase. Não foi isso que aconteceu. Longe disso. Houve uma partida truncada, sem muitas chances de gol e, às vezes, até violenta. Pode ser considerado o quarto pior jogo da Copa.

Os primeiros 5 minutos foram de iniciativa marfinense, que atacava inicialmente pelo lado direito.

Mas depois, Portugal obteve mais posse de bola, e acabou tomando a iniciativa, no campo de ataque, e encolhia a Costa do Marfim aos poucos. Quase abriu o placar com apenas 10 minutos de jogo, quando Cristiano Ronaldo cortou para a direita e chutou da intermediária, cheio de efeito. A bola foi parar na trave, para o alívio de Drogba, no banco de reservas.

Para se ter noção, aos 14 minutos o jogo tinha 64% de posse de bola para Portugal e apenas 36% do tempo com a Costa do Marfim. Mas Portugal foi decaindo aos poucos.

Aos 13', Tiene cobrou uma falta com perigo, rente a trave esquerda.

E logo a Costa do Marfim passou a se posicionar defensivamente, e quando retomava a bola, chegava com velocidade e quantidade alta de chutes a gol.

Aos 20', Cristiano Ronaldo tentou arrancar em direção a área e levou carrinho desleal de Demel. Mas como fez estardalhaço, o juiz não marcou. E o gajo português foi tirar satisfações com Demel, que não gostou. Amarelo para os dois.

Aliás, por vezes, a equipe africana utilizava muito a violência para parar Portugal. O juiz até apitava, mas não dava amarelo.

E o curioso foi a grande melhora de desempenho de Demel após a discussão com C. Ronaldo. Passou a ganhar todas do craque do Real Madrid, e saia jogando com segurança.

A Costa do Marfim, aos 34 minutos já tinha diminuido consideravelmente o número de posse de bola de Portugal, que passou a ser apenas 56% contra 44% para os elefantes. Talvez porque Deco, armador escalado para fazer a transição, não viesse jogando bem, errando frequentemente passes, bem como Danny.

Outro problema português era a falta de apoio dos seus laterais Coentrão, que não apoiava mas defendia bem, e Paulo Ferreira, que não apoiava, mas usava a violência para marcar Gervinho.

Por outro lado, o setor defensivo direito africano era muito eficiente, frustrando todas as tentativas portuguesas por esse lado, com Demel dando conta do recado.

Terminado o primeiro tempo, era possível afirmar que o jogo era mediano, em que a marcação prevalecia acima de tudo. A seleção marfinense é muito sólida nesse quesito. Usava bem todos os seus 11 jogadores, de modo que nenhum não tinha função. Quando Portugal tinha a posse de bola, todos iam se concentrar atrás do meio de campo, o que impedia a seleção europeia de chegar na área de Barry. E quando conseguia passar dessa linha de quatro africana, logo os jogadores se juntavam e iam vários na marcação de um, com ou sem violência. Cristiano Ronaldo tinha relativo espaço no início da partida, com seu marcador um pouco relaxado, mas depois da discussão que teve com Demel, o marfinense passou a ganhar todas as bolas do português, que dava chililique quando perdia a bola, reclamando veementemente. A Costa do Marfim é um time de gana, de muita força física, que se defende bem. Já Portugal, no geral, tinha mais posse de bola, mas não chegava incisivamente, tampouco chutava a gol. Tinha pouco apoio de seus laterais, o que poderia ser uma variação tática ao jogo pelo meio, que a seleção lusitana estava utilizando. E tinha muita cautela para atacar com vários jogadores, com medo de um contragolpe mortal. O melhor do 1° tempo, para mim, era Demel, que segurou Cristiano Ronaldo, mas Yaya Touré, comandando o meiocampo, e Gervinho, com velocidade no ataque, também eram peças a ser lembradas.

E a segunda parte mostrou-se a princípio mais equilibrada, com ambas as equipes buscando mais o gol adversário.

Aos 8', o onipresente Yaya Touré fez uma grande jogada pelo lado direito, driblando 3 portugueses, e passou para Gervinho, que chutou forte, mas sem colocação, no meio do gol. Eduardo encaixou. Aliás, Gervinho dava bastante trabalho quando ia para os lados do campo, e não quando ficava como um centroavante referência.

A Costa do Marfim saía mais para o jogo. Enquanto isso, C. Ronaldo trocava de posição, mas encontrava as mesmas dificuldades com Tiene. E quando Drogba entrou aos 20 minutos da segunda etapa, o jogo parecia ganho. As vuvuzelas entraram em êxtase.

Mas de que adiantava um fora de série no ataque se a bola pouco chegava? A Costa do Marfim, que vinha em ascendente antes da entrada de Drogba, piorou muito depois que o artilheiro entrou. E Portugal melhorou, mas não tanto. O jogo ficou truncado.

E praticamente não houve nenhuma chance concreta, com exceção de Raul Meireles, que chutou de longe aos 32 minutos, e a bola passou perto.

O jogo era equilibrado, e tinha mesmo cara de empate. Todavia, a Costa do Marfim passou a dar uma blitz na equipe europeia nos últimos 3 minutos, e por pouco não abriu o placar.

O jogo terminava. Terminava com um mal, ou melhor, péssimo resultado para o Brasil, que venceu por apenas 2 a 1 a Coreia do Norte. Se as duas seleções ao menos empatarem com o Brasil, e vencerem a Coreia do Norte, já estão classificadas. Olho na Copa Brasil... Veja abaixo os melhores momentos.



Notas:

Costa do Marfim:

Barry: Nota 6,0 - Não teve trabalho, segurando alguns poucos chutes, sem perigo.
Demel: Nota 7,0 - Implacável na marcação de C. Ronaldo enquanto ele esteve nesse setor, também marcou como um leão quem tentou jogar pelo seu lado direito. Não apoiou, mas também não precisava, visto o seu empenho na marcação.
Kolo Touré: Nota 6,0 - Eficiente, fez alguns desarmes, e foi bem na bola aérea.
Zokora: Nota 6,0 - Se o árbitro fosse rigoroso, teria sido expulso. Mas como não foi, impôs respeito.
Tiene: Nota 5,5 - Bateu muito, e apoiou às vezes, com certa eficácia.
Yaya Touré: Nota 7,0 - Um monstro em campo, foi o melhor da partida, marcando como nunca, fazendo brilhantes jogadas e driblando. Só faltou finalizar. Um box-to-box.
Eboué: Nota 6,0 - Um bom senso de posicionamento, mas não conseguiu atacar, que era o que se esperava dele.
Tiote: Nota 6,5 - Exclusivo na marcação, pecou na saída de bola, mas matou Danny e Deco em uma cajada só.
Gervinho: Nota 6,5 - Enquanto Drogba não estava em campo, teve velocidade e ousadia, com seus dribles característicos. Ainda que tenha pecado na finalização, foi o melhor atacante em campo.
Dindane: Nota 6,0 - Muita força física, recuou para a marcação como um meia, e por isso não apareceu tanto no ataque.
Kalou: Nota 5,5 - Peça omissa, não mostrou movimentação, vontade, e tampouco chutou a gol.
Drogba: Nota 5,5 - Entrou no meio do segundo tempo, teve bom posicionamento, mas não recebeu nenhuma bola realmente para definir a partida.
A. Keita: Sem nota - Jogou apenas 8 minutos.
Romaric: Sem nota - Pouco mais de 1 minuto em campo.

Técnico Sven Goran Eriksson: Nota 6,5 - Armou uma equipe forte, com muita marcação, e acabou com os portugueses, que não chegaram perto da área uma única vez. Alterou certo, com exceção da entrada de Romaric, que poderia ter sido mais cedo.

Portugal:

Eduardo: Nota 6,0 - Seguro quando exigido.
Paulo Ferreira: Nota 5,5 - Lateral direito, mostrou violência às vezes, para ele o campo tem só 50 metros, mas salvou em um lance crucial.
R. Carvalho: Nota 5,5 - Prefiro Pepe. É pequeno, e não é forte; teve dificuldades com Gervinho e Dindane.
Bruno Alves: Nota 6,0 - Implacável pelo alto, mostrou pouca velocidade, mas foi seguro no geral.
Fábio Coentrão: Nota 6,0 - Bem defensivamente, também não apoiou, o que dificultou os ataques portugueses. Mas foi eficiente na marcação.
Pedro Mendes: Nota 6,0 - Veterano, mostrou que ainda tem fôlego, e fez alguns bons desarmes.
Raul Meireles: Nota 6,5 - Bem pelo meio de campo, marcou, passou e chutou, sempre com alguma eficiência.
Deco: Nota 4,5 - Nulo, não conseguiu armar o jogo para Liédson, e mostrou lentidão.
Danny: Nota 3,0 - Pouco tocou na bola, e quando o fez, não saiu nada de bom. Aposta errada de Carlos Queiroz.
C. Ronaldo: Nota 6,0 - Mostrou disposição, e foi bem no começo. Mas foi facilmente desarmado, e passou a dar chilique quando era desarmado.
Liédson: Nota 5,5 - Não teve culpa se a bola não chegou, mas pouco se mexeu.
Simão: Nota 5,5 - Acertou mais que Deco, mas não foi grande coisa.
Tiago: Nota 4,5 - É inaceitável sua convocação. Pouco pegou na bola.
Ruben Amorim: Sem nota - Apenas 5 minutos para tentar mostrar alguma coisa.

Técnico Carlos Queiroz: Nota 5,5 - Poderia ter inventado menos. É opção do treinador, mas prefiro Miguel a Paulo Ferreira, Pepe a R. Carvalho, Rolando a Bruno Alves e Miguel Veloso a Pedro Mendes. Além disso, Simão é melhor que o obscuro Danny.

Árbitro Jorge Larrionda: Nota 5,5 - Deixou o jogo correr, mas até demais. Poderia ter distribuído mais cartões amarelos, para ambos os lados. No mais, foi bem.

Dados:

Resultado final: Costa do Marfim 0 x 0 Portugal.

Estádio: Nelson Mandela Bay Stadium, em Port Elizabeth, na África do Sul.

Público: 37.034 pagantes.

Escalação Costa do Marfim: Barry; Demel, Kolo Touré, Zokora e Tiene; Yaya Touré, Eboué (Romaric 44' 2° T) e Tiote; Gervinho (A. Keita 37' 2° T), Dindane e Kalou (Drogba 20' 2° T). Técnico: Sven Goran Eriksson.

Escalação Portugal: Eduardo; Paulo Ferreira, Ricardo Carvalho, Bruno Alves e Fábio Coentrão; Pedro Mendes, Raul Meireles (Ruben Amorim 40' 2° T) e Deco (Tiago 17' 2° T); Danny (Simão 10' 2° T), Cristiano Ronaldo e Liédson. Técnico: Carlos Queiroz.

Gols: Nenhum.

Cartões amarelos: Demel e Zokora; Cristiano Ronaldo.

Árbitro: Jorge Larrionda, do Uruguai.

0 comentários:

Postar um comentário