sexta-feira, 11 de junho de 2010

Uruguai 0 x 0 França


O jogo de abertura da Copa do Mundo foi bom. África do Sul e México abusaram de raça, e eficiência. Com isso, ficou a expectativa de um jogo mais técnico em Uruguai e França. Afinal, 3 títulos mundiais em jogo não é para qualquer jogo. Todavia, eu assisti a um dos piores jogos que eu já vi; chato, sem vontade, definitivamente, o pior jogo que já foi publicado aqui no blog. Por isso, uma análise bem curta, para que você não se assuste com tamanha mediocridade.

Os primeiros 5 minutos foram bastante equilibrados, com pouca troca de passes e muito contato corporal.

A primeira oportunidade de gol do jogo foi aos 6', quando Ribéry fez boa jogada pela esquerda e cruzou, para Govou perder a oportunidade já na pequena área.

E depois dos minutos iniciais, a França passou a demonstrar confiança e se instalou no campo adversário, e até tinha um esboço de velocidade.

Aos 14', a França passou a pressionar o Uruguai, tocando bem a bola, embora sem oportunidade concreta.

Mas o Uruguai quase abriu o placar aos 15', quando Forlan recebeu da esquerda e chutou de direita, para a boa defesa de Lloris. Era a segunda vez que Forlan caía pela esquerda.

A França respondeu com Gourcuff, aos 17'. Em falta cobrada pela esquerda, Gourcuff pareceu que ia cruzar mas mandou uma bola de média força no ângulo. Muslera fez grande defesa. A França continuava pressionando, sempre pela esquerda, embora o Uruguai tivesse equilibrado um pouco.

E se a França ia pela esquerda, o Uruguai também ia por este setor do campo. A França chutava muito a gol. Eram 5 finalizações com apenas 20 minutos de jogo. Mas quando tentava penetrar mais, a defesa uruguaia não deixava. Se recompunha rapidamente, e tinha muitos jogadores dentro da área, impossibilitando qualquer tentativa mais ousada por parte dos franceses.

Definitivamente, o jogo era até bom nos primeiros 30 minutos. Porém depois só piorou. O jogo
tinha esfriado após os 30', e ambas as seleções decidiram buscar menos o gol. Abusavam de chutões, que resultaram em um alto número de impedimentos.

E o fim do 1° tempo foi de equilíbrio dos dois times.

A primeira etapa não foi boa. A França foi superior, pressionando o Uruguai, pela esquerda. Mas não foi apenas por mérito francês. O Uruguai entrou na partida mais preocupado em se defender, e quando tomava a bola passava para Forlán, na esperança de uma jogada monstruosa. Ele vinha bem, mas não é craque o bastante para jogar por Suárez, Diego Pérez, Arevalo e Ignacio Gonzalez. A França merecia a vitória, embora não jogasse bem. Jogava menos mal.

O segundo tempo foi de tentativa uruguaia de sair mais para o jogo, embora não criasse nada. A França piorou muito. Já não atacava mais pelo lado esquerdo e com frequência.

Ainda assim, a falta de armação uruguaia era evidente, e o jogo ficou truncado, parado no meio de campo, violento. Forlan tentava corrigir voltando para o meio campo, mas não adiantava. Como eu já disse, a França fazia partida pífia, sem nenhuma jogada mais incisiva. O Uruguai era o dono da posse de bola, mas não conseguia criar absolutamente nada, com meias horríveis, e dependia muito de Forlán. Escrevi aos 18' que o jogo tinha cara de 0 a 0. O jogo era horroroso.

E numa das poucas chances de abrir o placar na partida, Forlán perdeu. Explico: Álvaro Pereira cobra lateral para a área, Suárez ajeita de peito para o matador, que da entrada da área tira muito do goleiro Lloris e acaba perdendo.

E isso foi um marco, pois o jogo acabou sendo, ou melhor, não sendo a partir daí.

Uma pausa para os 37', em que Lodeiro é expulso após 18 minutos em campo. A França decidiu não aproveitar a circunstância.

E eu perdi mais 13 minutos de vida após isso.

O resultado foi justo, afinal, as duas equipes não apresentaram nada que pudesse ser chamado de futebol. Além da violência. Ao final, foram 6 cartões amarelos e 1 vermelho. Candidato fortíssimo a pior jogo da copa. Veja abaixo os poucos melhores momentos. Ou seria menos piores?



Notas:

Uruguai:

Muslera: Nota 6,0 - Pouco trabalhou, mas fez grande defesa em falta cobrada por Gourcuff.
Victorino: Nota 5,5 - Não teve falhas gritantes, mas foi pouco participativo.
Lugano: Nota 6,0 - Raça, mas sem muita eficiência.
Godin: Nota 6,5 - O melhor zagueiro uruguaio, fez desarmes providenciais.
Maxi Pereira: Nota 5,0 - Não marcou nem atacou.
Diego Perez: Nota 5,5 - Não atacou, mas marcou.
Arevalo: Nota 5,5 - Outro nulo, não justificou a sua vaga no time titular. Poderia ter sido horrível se tivesse alguém para marcar.
Ignacio Gonzalez: Nota 3,5 - Não fez 1 desarme no jogo todo e deu vários contra-ataques.
Álvaro Pereira: Nota 6,0 - Esforçado, conseguiu ser correto, errando poucos passes e efetuando alguns desarmes.
Luis Suarez: Nota 5,0 - Ele é muito bom no Ajax. Mas hoje, não apresentou absolutamente nada.
Forlan: Nota 6,5 - Fez o que pode e que não pode para ajudar o Uruguai. O único que quis jogar, atacar e afim. Mas no Atlético ele joga com Agüero e outros craques. No Uruguai, ele joga com pessoas muito ruins.
Lodeiro: Nota 0,0 - Não acertou nenhum passe, e fez 2 faltas desleais para levar o cartão vermelho em apenas 18 minutos.
Loco Abreu: Nota 5,5 - Conhecido botafoguense, teve que jogar praticamente como um zagueiro após a expulsão de Lodeiro.
Eguren: Sem nota - Apenas 2 minutos em campo.

Técnico Oscar Tabarez: Nota 5,0 - Não quis que o time jogasse, encheu o time de volantes e inventou ao colocar Victorino e Arevalo, que tiveram exibições sofríveis.

França:

Lloris: Nota 6,0 - Assim como Muslera, não teve muito trabalho e apenas teve que fazer uma defesa difícil.
Sagna: Nota 5,5 - Não apoiou bem, mas segurou as pontas na marcação.
Gallas: Nota 5,0 - Completamente nulo, se Suarez quisesse jogar Gallas estaria acabado.
Abidal: Nota 5,5 - Assim como Gallas, não desarmou muito, mas acertou mais passes que o companheiro.
Evra: Nota 6,0 - Conseguiu alguma coisa boa quando foi ao ataque.
Toulalan: Nota 5,5 - Fez o que mais gosta: bater.
Diaby: Nota 6,5 - O melhor francês em campo, mostrou grande capacidade de drible, correu bastante, e acertou passes.
Gourcuff: Nota 6,0 - Até tentou ajudar o time, mas abusou do individualismo.
Govou: Nota 3,0 - Só errou, e perdeu uma chance na pequena área.
Ribéry: Nota 6,0 - No começo, tocou para os companheiros. Mas depois tentou ser o destaque e cansou de ser desarmado.
Anelka: Nota 5,5 - Não fez nada para ajudar a equipe. Nem o futebol.
Henry: Nota 5,5 - Foi mal, mas em poucos minutos jogou muito mais que o Govou na partida inteira.
Malouda: Nota 5,0 - Escalado fora de posição, nada pode fazer.
Gignac: Sem nota - Jogou 5 minutos.

Técnico Raymond Domenech: Nota 1,0 - O pior técnico do mundo. Além de não convocar jogadores do signo escorpião, decidiu escalar seu amigo Govou, deixar a lenda Henry no banco, deixar Malouda no banco, e colocar Gallas, que está brigado com todo o grupo. E sua equipe, ao invés de melhorar, piorou após o intervalo.

Árbitro Yuichi Nishimura: Nota 6,5 - Foi seguro na arbitragem, embora tenha lhe faltado um pouco mais de coerência.

Dados:

Resultado final: Uruguai 0 x 0 França.

Estádio: Cape Town Stadium, em Cape Town, na África do Sul.

Público: 64.100 pagantes.

Escalação Uruguai: Muslera; Victorino, Lugano e Godin; Maxi Pereira, Diego Perez (Eguren 43' 2° T), Arevalo, Ignacio Gonzalez (Lodeiro 18' 2° T) e Alvaro Pereira; Luis Suarez (Loco Abreu 28' 2° T) e Forlan. Técnico: Oscar Tabarez.

Escalação França: Lloris; Sagna, Gallas, Abidal e Evra; Toulalan, Diaby, Gourcuff (Malouda 30' 2° T) e Govou (Gignac 40' 2° T); Ribéry e Anelka (Henry 27' 2° T). Técnico: Raymond Domenech.

Gols: Nenhum.

Cartões amarelos: Lugano, Victorino e Lodeiro; Evra, Ribéry e Toulalan.

Cartão vermelho: Lodeiro.

Árbitro: Yuichi Nishimura, do Japão.

0 comentários:

Postar um comentário