domingo, 13 de junho de 2010

Sérvia 0 x 1 Gana


Sérvia e Gana era o segundo jogo de terça-feira. Até agora, vi todos os jogos da Copa do Mundo. E posso dizer que essa partida, embora não fosse espetacular, foi uma das melhores até agora. A terceira ou a quarta melhor, talvez. Uma equipe africana contra europeia, novamente. De manhã, deu Eslovênia. Agora, deu Gana, para alegria da maioria dos presentes no estádio.

O jogo começou em ritmo alucinante. Em apenas 1 minuto e meio, foram dois chutes a gol, e pertos. Um logo aos 9 segundos, quando Pantelic bateu de quase do meiocampo, para a bola passar perto, perto da trave. E a Gana respondeu com pouco mais de 1 minuto, quando Annan pegou rebote e pôs rasteiro para fora.

E com 3 minutos, outro lance, desta vez uma falta para Gana, perto da área. Na cobrança, Asamoah Gyan pôe longe do gol de Stojkovic.

Os primeiros 5 minutos foram realmente muito bons, com as duas equipes jogando muito ofensivamente, querendo marcar cedo. Nem sentiram o nervosismo de estreia.

Depois desse período, a Gana foi crescendo mais e mais, pressionando a Sérvia. Sempre chutando muito, nos primeiros 15 minutos. Mas a defesa sérvia não era ruim, e mostrava-se consistente nos primeiros 20 minutos.

A Gana tentava bater a defesa europeia com a sua velocidade. E quando a Sérvia tentava atacar, até tinha espaço na intermediária, mas não conseguia se aproximar da área adversária. Nas ocasiões que tentava ligações diretas, a defesa ganesa fazia uma boa linha de impedimento.

Uma coisa dava para ver de longe: as equipes, todos os jogadores sem exceção, queriam muito vencer. Por isso, chegavam muito forte, e alguns jogadores ficaram amarelados logo cedo.

E a Sérvia foi saindo mais pro jogo, equilibrando. Era interessante porque as duas seleções têm exatamente o mesmo nível; e por isso, ficava difícil penetrar na área.

Pelo lado africano, eu gostava muito de Ayew, filho do lendário Abedi Pelé, que fazia investidas eficientes pelo lado esquerdo do ataque.

Mas o jogo não teve muitas emoções na primeira parte, e foi esfriando pouco a pouco.

Aliás, o primeiro tempo foi completamente equilibrado. Para te dizer a verdade, eu até esperava mais da partida até aquele momento, ainda mais levando em conta os brilhantes 15 minutos iniciais, que mostraram as duas equipes indo muito para cima, jogando ofensivamente. Pena que depois pararam de atacar. A equipe ganesa era muito rápida e usava muito o seu lateral Pantsil. Ayew fazia boas investidas pelo seu lado esquerdo. Eu achava que Gana precisava partir um pouco mais para cima, forçar, mostrar habilidade, o drible. Já a Sérvia mostrou que tinha uma boa defesa, com jogadores de grandes clubes europeus, e vinha atuando de maneira eficiente, atacando também. Pantelic era o destaque do ataque, brigando com os zagueiros e mostrando velocidades. Só faltava dar passes mais incisivos, profundos, que deixassem alguém na cara do gol. Krasic poderia ser esse jogador, mas não fazia grande partida, assim como Stankovic. O resultado era justo - embora pudesse ter um gol para cada lado.

E o segundo tempo se iniciou com a Gana superior, tomando a iniciativa, mas por vezes abusando de passes longos.

Aos 8', Tagoe cruzou para Andre Dede Ayew cabecear errado, na pequena área. Aliás, Tagoe foi um grande jogador nessa partida.

A Sérvia continuava chegando esporadicamente, com Pantelic e Jovanovic. E aos 13', Pantelic cruzou à meia-altura, e Zigic não pegou direito na bola. Pegou de canela, na pequena área.

A Gana respondeu um minuto depois, com Gyan. Pantsil cobra lateral para a baliza, e ele cabeceou na trave.

Esperanças de um jogo melhor, mas Gana, superior no começo, havia dado uma relaxada. E a Sérvia agora tinha mais posse de bola.

Uma curiosidade que eu nem tinha ideia: Stephen Appiah no banco. Sim, aquele que foi um ídolo no Fenerbahçe e era a estrela de Gana na Copa de 2006. Ele só entrou aos 27 da segunda etapa. Eu achava que ele ia comandar a vitória africana.

E o caminho ficou mais fácil quando Lukovic foi expulso aos 28 minutos, após segurar o braço do ganês. E o técnico sérvio logo teve de tirar Jovanovic, que vinha se destacando, para colocar Subotic, recompondo a defesa.

Surpreendentemente, a Sérvia melhorou após a expulsão. Com 33 minutos, Lazovic cruzou, Pantelic fez o corta-luz, e Krasic bateu. Pena que a bola foi no meio do gol, e Kingson mandou para escanteio.

Aos 36', Ivanovic subiu ao ataque, deu um grande pique e chutou de longe. A bola passou raspando a trave.

Mas, para surpresa de todos, foi Gana quem abriu o placar. Aos 37 minutos, Ayew cruza, e Kuzmanovic imbecilmente dá um voleio, com a mão, para impedir a bola de chegar ao atacante africano. Isso na área. Pênalti muito bem marcado. Na cobrança, Asamoah Gyan, bom jogador, botou no canto superior direito. 0 a 1.

Ainda daria tempo do mesmo Gyan quase marcar, já nos acréscimos. A bola bateu caprichosamente na trave após ele dar um pique e bater colocado.

Terminado, grande resultado para a equipe africana, que se tornou a primeira do continente a vencer nesta Copa. Veja abaixo os melhores momentos.



Notas:

Sérvia:

Stojkovic: Nota 6,0 - Não trabalhou muito durante a partida. Gana chutava muito, mas poucas vezes no gol.
Ivanovic: Nota 6,0 - Mostrou eficiência nos cruzamentos, mas não segurou Ayew.
Vidic: Nota 6,0 - Muito bem pelo jogo aéreo.
Lukovic: Nota 5,5 - Jogava bem até a expulsão, a imbecil e infantil expulsão.
Kolarov: Nota 6,0 - Bem no apoio, e mediano na marcação de Tagoe.
Milijas: Nota 5,5 - Não participou da armação de jogadas, e marcou durante muito tempo.
Stankovic: Nota 5,0 - Uma atuação ridícula, sem vontade nenhuma. Não fez uma jogada boa, não deu nenhum passe longo eficiente. A seu favor, pode dizer que ficou na defesa, mas se tivesse marcado bem, Annan e Ayew não teriam tanto espaço.
Krasic: Nota 4,5 - Assim como Stankovic, foi nulo na criação de jogadas, e decepcionou na tática do treinador, que esperava ele para fazer isso.
Jovanovic: Nota 6,5 - Grande atuação, buscando bastante o ataque. O melhor sérvio da partida. Mas teve de ser sacrificado por causa da expulsão.
Pantelic: Nota 6,5 - Um atacante rápido, inteligente, criou grandes jogadas, caindo pelo lado esquerdo do campo. Só que perdeu uma chance, e poderia ter batido direto ao invés de dar o corta-luz para Krasic em certo lance da partida.
Zigic: Nota 4,5 - Desperdiçou todas as chances criadas pela sérvia na partida, e foi substituído por falta de qualidade técnica.
Kuzmanovic: Nota 4,5 - Entrou para marcar, fez alguns desarmes, mas botou a mão na bola desnecessariamente, e isso custou a derrota da equipe.
Lazovic: Nota 6,5 - Entrou e mostrou velocidade, criou grandes chances de gol e deu trabalho à defesa de Gana. Deve ganhar a vaga de titular.
Subotic: Nota 5,5 - Entrou para recompor a defesa, mas não foi eficiente pelo alto.

Técnico Radomir Antic: Nota 6,5 - Escalou sua equipe com o que tinha de melhor, na teoria. Mas a culpa foi mais de alguns jogadores do que sua. Zigic poderia ter aberto o placar várias vezes, e não teve culpa nas más atuações de Krasic e Stankovic. Acertou ao colocar Lazovic.

Gana:

Kingson: Nota 6,0 - Aniversariante do dia, fez uma boa defesa no reflexo e não teve mais trabalho.
Pantsil: Nota 5,5 - Foi bem no apoio, mas foi um desastre na marcação de Jovanovic, o mais perigoso sérvio da partida.
Vorsah: Nota 5,5 - Não teve velocidade e acabou perdendo a maioria das jogadas para Pantelic.
Mensah: Nota 6,0 - Foi seguro pelo alto, mas teve problemas quando enfrentou Jovanovic e Pantelic.
Sarpei: Nota 5,5 - Sem apoiar muito, não teve problemas com Krasic.
Annan: Nota 6,0 - Eficientíssimo na marcação, mostrou disposição de sobra no campo.
Boateng: Nota 6,5 - Subiu muito à frente, arriscou chutes, e foi bem na marcação.
Ayew: Nota 7,0 - Uma atuação espetacular, deu muito trabalho pelo seu lado. Deu cruzamentos precisos, e poderia ter sido o melhor da partida se tivesse concluído bem a cabeçada.
Tagoe: Nota 6,5 - Caindo pela direita, conseguiu bons cruzamentos que poderiam ter resultado em gol. Mas como atacante, não foi bem, pois se posicionou mal. Ainda assim, teve boa atuação como um todo.
A. Gyan: Nota 7,5 - Um velocista, mandou duas bolas na trave, teve vitalidade, e personalidade para cobrar o pênalti diante de sua torcida.
K. Asamoah: Nota 5,5 - Não jogou como na Copa Africana de Nações, mas conseguiu levar certo perigo quando chutou.
Appiah: Nota 5,5 - Muito bom jogador, mas está sem ritmo de jogo e não pode jogar bem.
Addy: Sem nota - 2 minutos em campo.
Abeyie: Sem nota - 2 minutos em campo.

Técnico Milovan Rajevac: Nota 6,5 - Armou uma equipe veloz, com jogadores que defendem e apoiam; no entanto, praticamente não mexeu na equipe, que pareceu cansada nos últimos minutos.

Árbitro Hector Baldassi: Nota 7,0 - Não teve nenhum trabalho, em um jogo limpo. Uma atuação discreta, tranquila.

Dados:


Resultado final: Sérvia 0 x 1 Gana.

Estádio: Loftus Versfeld Stadium, em Pretória, na África do Sul.

Público: 38.833 pagantes.

Escalação Sérvia: Stojkovic; Ivanovic, Vidic, Lukovic e Kolarov; Milijas (Kuzmanovic 17' 2° T), Stankovic, Krasic e Jovanovic (Subotic 31' 2° T); Pantelic e Zigic (Lazovic 24' 2° T). Técnico: Radomir Antic.

Escalação Gana: Kingson; Pantsil, Vorsah, Mensah e Sarpei; Annan, Boateng (Addy 45' 2° T) e Ayew; Tagoe, A. Gyan (Abeyie 45' 2° T) e K. Asamoah (Appiah 28' 2° T). Técnico: Milovan Rajevac.

Gol: A. Gyan, aos 40' do segundo tempo.

Cartões amarelos: Lukovic, Zigic e Kuzmanovic; Vorsah e Tagoe.

Cartão vermelho: Lukovic.

Árbitro: Hector Baldassi, da Argentina.

0 comentários:

Postar um comentário